home

palitos do marques oeiras

Oeiras – Palitos do Marquês

Os Palitos do Marquês, nome atualmente conhecido, utilizam na sua confeção os ovos, a farinha, o açúcar, a raspa do limão e a canela. A massa é cozida num tabuleiro baixo que vai ao forno…

mafra ouricos do mar

Mafra – Ouriços do Mar

Há quem lhe chame o caviar da Ericeira. De facto, tendo em conta a sua raridade e dificuldade na apanha, aliadas à explosão de sabor a maresia que transmite ao paladar, podemos dizer que estamos…

favas a algarvia

Algarve – Favas à Algarvia (Silves)

Leguminosa de elevado valor nutritivo, confecionada desta forma é típica da serra algarvia. Os gregos tiveram um papel preponderante na expansão da sua agricultura por toda a bacia do Mediterrâneo. Além de muitos outros produtos,…

farinha torrada sesimbra

Farinha Torrada (Sesimbra)

A Farinha Torrada, em Sesimbra, nos finais do século XIX, começou por ser usada como remédio caseiro. A origem da Farinha Torrada é incerta, mas sabe-se que, em Sesimbra, nos finais do século XIX, começou…

cabeça de xara

Alentejo – Cabeça de Xara (Castro Verde)

Petisco típico de origem alentejana feito com porco, assemelha-se a uma galantine, sendo consumido frio. A “Cabeça de Xara” é acepipe produzido pela salsicharia de fabrico caseiro, confecionado com cabeça de porco e famoso no…

vinho para bacalhau a lagareiro

Vinho para… ‘Bacalhau à Lagareiro’

Um vinho DOC Óbidos para este prato típico da época da moagem da azeitona. Bacalhau à Lagareiro, tal como o nome indica, é um prato típico da época da moagem da azeitona, em que nos…

covilhetes

Trás-Os-Montes – Covilhetes (Vila Real)

Um salgado que vale a pena conhecer e saborear. Os Covilhetes oriundos de Vila Real, em Trás-os-Montes, apresentam um método de confeção antigo. De facto, todas as pistas conduzem aos remotos pastéis e pastelões muito…

confraria vinho verde tinto

Vinho Verde Tinto tem Confraria

Constituída em outubro de 2016, a Real Confraria do Vinho Verde Tinto tem como principal objetivo reforçar a produção e comercialização dos vinhos tintos de Monção e Melgaço. O concelho de Monção é conhecido pela…

evento vinho e petiscos

Noites de Vinhos e Petiscos para celebrar o…

No dia 30 de Setembro realizou-se a primeira edição da série de eventos “Vinhos e Petiscos", uma iniciativa promovida pelo SmartFarmer, negócio social da Oikos - cooperação e desenvolvimento, que tem como objectivo aproximar produtores…