//Harmonizações em concurso

Harmonizações em concurso

‘Harmonizações por Aveleda’ desafiou jovens estudantes das Escolas de Hotelaria a ‘casar’ comida com vinhos verdes.

Organizado pela marca de vinhos Aveleda, em parceria com as Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal, o concurso´Harmonizações por Aveleda` elegeu as três duplas vencedoras. Venceram a iniciativa as duplas da Escola de Hotelaria e Turismo de Douro – Lamego – Marta Costa e Ana Ferreira –, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Portimão) – Carolina Antunes e Gonçalo Silva – e da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa – João Garrido e Duarte Vasconcelos –, conquistando o primeiro, segundo e terceiro lugar, respetivamente.

As três duplas vencedoras arrebataram o júri com quatro sugestões – entrada, prato principal, sobremesa e digestivo – harmonizadas com verdadeira mestria com vinhos Aveleda e aguardente Adega Velha. Um exercício gastronómico marcado pela criatividade e originalidade, que tornou muito difícil a escolha por parte do júri composto por um elemento da Aveleda, um elemento do Turismo de Portugal, um jornalista de especialidade e o renomado chefe Renato Cunha, do restaurante Ferrugem, em Vila Nova de Famalicão.

O concurso ´Harmonizações por Aveleda` tem com principal objetivo contribuir para a legitimação e divulgação dos jovens talentos portugueses na área da cozinha e restauração, apoiando os alunos na vertente de harmonização de pratos e sabores com vinhos da Região dos Vinhos Verdes. Beatriz Santos, gestora da marca Aveleda, sublinha ainda que “valorizar o rico património gastronómico nacional é outro dos objetivos deste concurso e cremos que este foi uma meta atingida. É com grande satisfação que a Aveleda promove este tipo de dinâmicas junto dos jovens talentos nacionais, ajudando a divulgar a importância do food&wine pairing, e, acima de tudo, aproximando-os dos sabores e dos produtos portugueses”.

“O ensino e o mercado de trabalho, desafios comuns e responsabilidades partilhadas. É urgente que se valorizem mais os jovens que escolhem estudar turismo, que as empresas valorizem mais as pessoas que têm formação e sobretudo que se desenvolvam iniciativas articuladas de educação e formação em turismo”, refere Ana Paula Pais, Diretora de Formação do Turismo de Portugal.

CLASSIFICAÇÃO

1.º lugar – Escola de Hotelaria e Turismo de Douro e Lamego
Ana Ferreira e Marta Costa
Entrada – Sardinha, broa de milho, pimentos assados e cebola
Prato Principal – Cabrito, mousse de grelos, batata e abóbora
Sobremesa – Triffle de uva e vinho verde
Digestivo – Cocktail n.º6

2.º lugar – Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (Portimão)
Carolina Antunes e Gonçalo Silva
Entrada – Ceviche de polvo com creme de milho, batata doce e azeite de malagueta
Prato Principal – Cavala braseada com molho de erva príncipe, risotto de laranja e bouquet de legumes
Sobremesa – Brùllé de abóbora, crocante de amêndoa, molho de maracujá e ganache de aguardente
Digestivo – Maraculina

3.º lugar – Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
João Garrido e Duarte Vasconcelos
Entrada – Ostras e carpaccio de maçã de Alcobaça DOP
Prato Principal – Robalo assado, legumes e castanha Marvão-Portalegre DOP
Sobremesa – Bolo regado de aguardente Adega Velha 6 anos, gelado de vinho Verde Aveleda Loureiro e caramelo salgado de amêndoa Douro DOP