//Há Vinho e Pão no Cartaxo

Há Vinho e Pão no Cartaxo

De 30 de abril a 5 de maio, Vinho e Pão juntam-se à mesma mesa na XXXI ‘Festa do Vinho do Cartaxo’.

Exposição, venda e provas de vinho e pão, cozinha ao vivo e harmonizações para o público degustar livremente, tasquinhas regionais, artesanato e espaço dedicado às crianças, para além de muita animação, são as propostas deste certame que, depois de duas edições a juntar vinho e chocolate, se prepara para apresentar um novo convidado de honra – o Pão.

Mas a Festa também vai sair à rua, no dia 1 de maio, feriado nacional, que no Cartaxo também é Dia do Campino e das Tradições. A identidade ribatejana vai ser celebrada com o tradicional desfile de campinos, que este ano quer ser ainda maior e mais vivido por toda a população. Para isso terá um contributo reforçado dos ranchos folclóricos e das associações culturais do concelho.

Nas tasquinhas, as associações e coletividades vão voltar a ser as responsáveis por dar a conhecer o melhor da gastronomia tradicional, sempre a harmonizar com os vinhos do concelho. E durante seis dias, os produtores, as casas agrícolas, os padeiros modernos e as padarias tradicionais, vão estar lado a lado para harmonizar dois produtos que fixaram raízes profundas na história da gastronomia nacional.

Vinho e Pão nasceram nos campos, foram criados pelo engenho de homens e mulheres que souberam transformar a natureza usando dois processos ancestrais e quase mágicos – fermentar e levedar. O Pavilhão Municipal de Exposições vai ter um espaço especial, dedicado à mostra e comercialização de Pão, com um espaço infantil de onde vão sair muitos pães quentinhos,

No espaço de showcooking vai continuar a cozinhar-se ao vivo. Profissionais do setor e instituições de ensino, enólogos e chefes, vão estar juntos na harmonização de vinhos e iguarias, na partilha de conhecimento e de segredos para desfrutar do melhor que os vinhos e a gastronomia têm para oferecer.

Para além de ser certo o lugar que o Festival de Folclore ocupa no programa de animação, este ano o palco da Festa conta já com outras presenças confirmadas – no dia 3 de maio, sexta-feira, DJ Vassalo vai ser protagonista da River Night Party e, na noite seguinte, a Festa do Vinho e Pão, recebe Queen – Tributo One Vision.

Siga a Festa do Vinho & Pão no Facebook
www.facebook.com/festavinhocartaxo/