Aos fins de semana e em regime de take away, Tomar promove a ‘XXII Mostra da Lampreia’.
Tendo passado parte da sua vida no alto-mar, quando chega à idade adulta, este estranho animal sobe o caudal do rio onde nasceu, para desovar. E a cidade de Tomar, graças à excelência desta espécie pescada nos cursos de água que banham o seu concelho, torna-se, entre o final do Inverno e o início da Primavera, um dos principais destinos dos apreciadores, quase viciados, deste pitéu.
Apesar de o ciclóstomo existir nesta região há muito tempo, foi identificada há cerca de uma década uma nova espécie; a lampreia de Ourém ou lampreia do Nabão, ‘Lampetra auremensis’.
Exemplo da tradição desta iguaria na região é a ‘Mostra da Lampreia’, promovida anualmente pelo município de Tomar e que na edição de 2021, entre 27 de fevereiro e 31 de março, decorrerá apenas aos fins de semana e em regime de take away.
Fiquemos com a receita da ‘Lampreia de sangue’
Ingredientes
1 lampreia e o sangue; 1 dl de vinho tinto; 1 cebola; 1 cenoura; 2 dentes de alho; manteiga; 1 colher de azeite; vinho branco; sal e pimenta q.b.; sumo de limão.
Preparação
Amanha-se a lampreia, aproveitando o mais possível o sangue que ela contém, lavando a barriga com 1 dl de vinho tinto para completo aproveitamento. Depois, parte-se em postas de 4 cm, que se temperam com sal, pimenta, sumo de limão e 2 dentes de alho finamente picados. À parte, faz-se um refogado com cebola e cenoura picadas, uma colher de azeite e manteiga. Quando a cebola ficar loura, acrescentam-se os bocados da lampreia que se deixam ferver um pouco, dando-lhes algumas voltas na gordura. Em seguida, deita-se a marinada, deixando-se cozer a lampreia. Acrescentam-se, de quando em quando, mais colheres de vinho branco e água, em partes iguais. Quando a lampreia está cozida e o molho apurado, junta-se o sangue, deixando-se cozer por uns momentos. Acompanha com arroz de manteiga.
Esta especialidade da gastronomia ribatejana merece ser regada com um bom vinho tinto da Região Tejo. Procure um vinho complexo mas harmonioso que faça ligação com o tempero da marinada.
Texto e foto; Livro ‘Os Sabores da Nossa Terra’ – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte
Ementas e contactos dos restaurantes aderentes à Mostra da Lampreia de Tomar em:
http://www.cm-tomar.pt/images/icagenda/files/xxii-mostra-da-lampreia-desdobravel-04.pdf
You must be logged in to post a comment.