//Há cinema na Vinha
cinema na vinha

Há cinema na Vinha

Até 19 de agosto, há seis filmes para ver ao ar-livre e provas de vinho em várias quintas dos vinhos verdes.

O vinho desempenha um papel importante na cultura em todo o mundo. Então porque não promover a ligação entre o Vinho Verde e cultura?

O Ciclo de ‘Cinema na Vinha’, organizado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), regressou, na sua terceira edição, à região dos Vinhos Verdes a 16 de julho e permanecerá lá até 19 de agosto com 11 sessões distribuídas entre a Casa do Vinho Verde, no Porto, e várias quintas de produtores.

“Em 2022, os filmes escolhidos abordam o poder das imagens e a relação que o cinema, assim como o jornalismo, estabelecem com a noção de verdade e a forma como os meios de comunicação de massa influenciam a forma de interpretar o mundo”, detalhou a CVRVV em comunicado enviado às redações.

Muitas vezes, foi o próprio cinema que criou a fama de um vinho: James Bond, por exemplo, nos filmes de 007 tem um “um caso amoroso” com o champagne. Nos seus filmes o espião inglês é elegante e encantador, estando inevitavelmente associado a coisas refinadas e caras: fatos de alta costura, carros de luxo e também Champagne.

O champanhe está associado a muitas das suas cenas românticas e as “bolhas” sempre foram vistas como algo ligado ao prazer ou ao lazer, bem como às celebrações. Nos seus filmes as garrafas são quase sempre utilizadas como armas de sedução.

Nesta ocasião, o vinho estará ao serviço do cinema e da cultura, levando essas películas a diferentes locais: no Porto, a Casa do Vinho Verde recebe este ciclo no seu jardim sobranceiro ao rio Douro e haverá depois filmes exibidos entre vinhas na Quinta de Santa Cristina (Celorico de Basto), na Adega de Ponte de Limsa (Ponte de Lima), na Casa da Tojeira (Cabeceiras de Basto), na Adega Edmun do Val (Valença) e na Quinta de Lourosa (Lousada).

 

cinema na vinha

“O Ciclo de Cinema na Vinha é uma aposta vencedora da CVRVV na promoção da ligação entre Vinho Verde e cultura, que tem registado uma procura crescente por parte do público e desafiado os produtores a um novo formato de acolhimento na perspetiva do enoturismo, que muito valoriza o nosso território e os nossos vinhos. Ao mesmo tempo, sendo uma atividade ao ar livre, conjuga na perfeição a harmonização com Vinho Verde nas noites de Verão”, destacou Carla Cunha, diretora de Marketing da CVRVV.

As sessões têm início pelas 21 horas e são limitadas a um máximo de 50 pessoas. Os bilhetes estão disponíveis no site da comissão ou através dos contactos de cada espaço aderente.