//Guerra dos Tronos ‘tem’ vinho, cerveja e whisky

Guerra dos Tronos ‘tem’ vinho, cerveja e whisky

Foi lançado mais um vinho inspirado na série, mas já existia uma gama de cervejas e um whisky da Johnnie Walker.

Agora que se avizinha a fase final, os ‘fanáticos’ da série ‘Game of Thrones’ poderão elevar o prazer de assistir acompanhando a visualização com uma bebida inspirada na famosa série.

Um enólogo francês, depois de assistir a um episódio, sentiu-se inspirado e decidiu produzir um vinho Dornish. Como não encontrou nos episódios de televisão informação suficiente, decidiu ler os livros e concluiu, pelas descrições que encontrou, que deveria ser um vinho “frutado, poderoso, mas fácil de beber, e com intensa cor escura”.
O enólogo Thibault Bardet, da Vignobles Bardet, em Saint-Émilion, apostou na casta Merlot e em terrenos arenosos que imitassem o solo da península fictícia que é Dornish. E do verão quente e seco de 2016 em Bordeaux, resultaram dois vinhos: o Dornish Wine Castillon Côtes de Bordeaux Red 2016 e The Imp’s Delight St-Émilion Red 2016.
Mas já em 2017 a HBO e a californiana Vintage Wine Estates tinham lançado um Chardonnay, de Central Coast, um Cabernet Sauvignon, com uvas do Napa valey, e um blend de seis castas, com destaque para Petit Sirah e Zinfandel, de Paso Robles.

Cerveja

A HBO decidiu fazer uma parceria com a produtora de cervejas Ommegang Brewery, de Nova York, especializada em cervejas de estilo belga e em 2013 anunciou a sua primeira linha de cerveja do Game of Thrones.

Alguns exemplos:
Iron Throne – complexa, com lúpulos nobres e apresenta um dourado suave.
Take the Black Stout – profunda, escura e complexa como aqueles que juraram defender Westeros contra as ameaças do norte.
Fire And Blood – inspirada por Daenerys Targaryen e seus três dragões, Drogon, Rhaegal e Viserion.
Valar Morghulis – através de uma votação entre os fãs, no Facebook, foi escolhido o estilo e o nome da cerveja.
Abbey Dubbel – representada pelas “duas cabeças” no rótulo, moeda dada a Arya Stark por Jaqen H’ghar, um dos “homens sem rosto de Bravos”.
Three-Eyed Raven – inspirada no sinistro corvo de três olhos, não é nem uma Saison pura, nem uma cerveja típica escura. É uma mistura de ambos que dá para enganar os sentidos.
Seven Kingdoms – ‘Sete Reinos’ casados harmoniosamente com lúpulos americanos, elementos cítricos e ervas, com malte Wheaty e amargura moderada.
Valar Dohaeris Tripel Ale – lançada no dia 10 de Outubro de 2016 com o nome de “Valar Dohaeris Tripel Ale”, é uma homenagem aos desafios da Arya na 6ª temporada e da Casa do Preto e Branco.
Bend the Knee – para comemorar a sétima temporada desta série

Whisky

A Johnnie Walker criou o ‘White Walker by Johnnie Walker’ , em garrafa de 0,7 lt e com um volume de álcool de 41,7% vol. no que é considerado um blend especial.
De acordo com a definição de George Harper, o masterblender responsável por esta edição limitada, este whisky “aguentou os longos invernos escoceses, muito semelhantes àqueles que a Night Watch sobreviveu a norte da muralha, pelo que era o lugar perfeito para começar a criar este whisky exclusivo”.
Este whisky foi colocado à venda também em Portugal e a garrafa tem uma interessante particularidade: quando colocada no frigorífico ou no congelador durante algum tempo, fica com os azuis mais vivos e mostra a mensagem ‘Winter is Here’ nas laterais.

Há também a notícia do lançamento, em 2018, de uma série de oito garrafas de whisky escocês, com inspiração na série.