//‘Guarda Wine Fest’
guarda

‘Guarda Wine Fest’

Novo projeto de promoção dos vinhos e do território da Beira Interior traz provas de vinhos, sessões de show cooking, cerca de 40 produtores, três espaços de restauração e boa música até Guarda.

O Município da Guarda e a Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) anunciaram recentemente a realização de um novo projeto de promoção de vinhos e do território, o ‘Guarda Wine Fest’, que se realizará de 15 a 17 de julho na Alameda de Santo André, na Guarda.

O evento reunirá cerca de 40 produtores de vinho da Beira Interior, a que se juntam representações de duas Denominações de Origem (DO) vizinhas – o Douro e o Dão.

Os produtores presentes apresentarão não só as novidades que estão a lançar no mercado, mas também vinhos icónicos, assim reconhecidos pela generalidade dos consumidores. O evento será, portanto, uma ótima oportunidade de falar com os autores, captando mais facilmente castas e entendimentos de viticultura e de enologia, viajando por uma multiplicidade de paisagens e lugares.

Nas ‘Conversas sobre Vinho’, especialistas convidados e provadores da Revista de Vinhos conduzirão os participantes pelos ‘terroirs’ de altitude, onde o granito, o xisto e até algum quartzo dão chão a grandes vinhos, pelo equilíbrio entre finura e textura, pela boa acidez natural que eleva o potencial de envelhecimento, pela propensão para harmonizações gastronómicas diversificadas.

A gastronomia também marcará presença no ‘Guarda Wine Fest’, que convidará dois conceituados chefes de cozinha a protagonizar sessões de show cooking, onde a mestria das técnicas culinárias irá ressaltar a autenticidade ímpar de produtos autóctones. Três espaços de restauração estarão em funcionamento durante o evento, com propostas pensadas para unir o melhor de dois mundos, o vinho e gastronomia.

Também não faltará boa música, e o jazz, em concreto, será o estilo musical privilegiado, através da interpretação ao vivo, em concertos intimistas, de clássicos intemporais e originais de sonoridade contemporânea.

A entrada será livre, ficando a participação nas atividades do programa sujeita aos lugares disponíveis. As provas de vinho nos diferentes expositores só serão possíveis com a aquisição do copo oficial de provas. Os produtores presentes também poderão vender produtos aos visitantes.

A organização vai detalhar, muito em breve, a programação daquela que promete ser uma grande celebração do verão na cidade da Guarda.

A apresentação do evento foi feita nas instalações da CVRBI e durante a sessão Sérgio Costa, autarca guardense, revelou que o principal objetivo do evento é “dar dinâmica à região e mostrar ao país que na Beira Interior se fazem os melhores vinhos”.

Já Rodolfo Queirós garante que “este não é um evento que compete com o Beira Interior Vinhos & Sabores, que decorre em Pinhel, mas sim um evento que o complementa”.