//Grândola dedica Feira de Agosto à ‘vinha e ao vinho’

Grândola dedica Feira de Agosto à ‘vinha e ao vinho’

Aposta resulta de parceria entre o município e a Associação de Produtores de Vinhos da Costa Alentejana.

António Figueira Mendes, presidente da Câmara Municipal de Grândola, declarou à agência Lusa que são esperados mais de 100 mil visitantes para a edição de 2018 da tradicional Feira de Agosto, dedicada à vinha e ao vinho”.

Recorde-se que o setor vitivinícola registou grande importância na economia local durante o século XIX e início do século XX, registando-se atualmente um significativo crescimento, resultado de investimentos que fizeram aumentar a área de plantação de vinhas e, consequentemente, da produção de vinhos.

Acreditando que a produção de vinho vai ter, no futuro, “algum peso na economia local e no emprego”, o presidente da câmara destacou os “mais de 100 hectares de vinhas dispersas por todo o concelho, com vinhos de excelente qualidade” sublinhando ainda o facto de continuarem a ser plantadas mais vinhas.

Colóquio ‘A Vinha e o Vinho – Rumo ao Futuro’

A programação do certame engloba também um Colóquio que terá lugar dia 24 entre as 10 e as 13 horas, no Cineteatro Grandolense. Com o tema ‘A Vinha e o Vinho – Rumo ao Futuro’ o Colóquio será moderado pelo jornalista Amilcar Malhó e irá abordar o passado, presente e futuro da vinha e do vinho na região e a perspectiva económica e turística. O Colóquio organizado pelo município em colaboração com a Associaçãode Municipios Produtores de Vinho (AMPV) e a Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana (APVCA), conta com a participação no plano institucional,  do Presidente da Câmara de Grândola, do Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, do Presidente da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo e do Presidente da CVR da Península de Setúbal.

Com cerca de 410 expositores das mais variadas áreas da economia regional, feira franca, tasquinhas, gastronomia local, zona de diversões e um atrativo cartaz de espetáculos, a organização espera ultrapassar a fasquia dos 100 mil visitantes.