//Graham’s no TOP 10 da Drinks International

Graham’s no TOP 10 da Drinks International

Produzido pela Symington Family Estates, é o primeiro Vinho do Porto na lista e a primeira marca portuguesa do ranking.

A prestigiada revista Drinks International – única publicação dedicada exclusivamente ao mercado mundial de bebidas espirituosas, vinhos e cervejas – acaba de publicar a sétima edição da lista das 50 “Marcas de vinho mais admiradas do mundo”. A Graham’s volta a figurar no TOP 50, subindo quatro lugares em relação a 2016 entrando no TOP 10. Os vinhos da Graham’s, produzidos pela Symington Family Estates, são, uma vez mais, simultaneamente, a marca portuguesa e a marca de Vinho do Porto mais apreciada do ranking.

A lista é publicada anualmente, sendo que o júri é constituído por dezenas de especialistas influentes no setor dos vinhos, como sommeliers, wine educators, masters of wine e jornalistas com altas credenciais e de grande influência no meio. Os critérios para as distinções são bastantes rigorosos, sendo que os vinhos têm de apresentar consistência ou melhorar a sua qualidade, refletir a região ou país de origem, responder às necessidades e gostos do público-alvo, ser bem comercializado e embalado e ser apelativo para toda a população.

A publicação defende que a Graham’s – que, daqui a três anos, celebra o seu ducentésimo aniversário e assinala 50 anos na posse da família Symington – está a colocar os vinhos fortificados no mapa, com um incremento de vendas em 70 por cento dos 66 mercados globais onde é distribuída. Os lançamentos recentes deste Vinho do Porto – que se assume como uma marca com uma abordagem criativa e aparência contemporânea – incluem a produção de garrafas de 20 centilitros para expandir o mercado de gifts ou a produção de 500 garrafas de um Tawny de 90 anos para celebrar o aniversário da Rainha Isabel II.

A Symington Family Estates tem ainda outra marca na lista das 50 marcas mais admiradas do mundo: a Dow’s, na posição 48. Estes vinhos – criados a partir das castas da Quinta do Bomfim e que têm apresentado um aumento de vendas nos Estados Unidos da América, Holanda, Dinamarca e Rússia – torna-se a quarta marca do Vinho do Porto mais apreciada para a Drinks International.

A Symington Family Estates é uma empresa de propriedade e gestão familiar. Detém a Graham’s, uma das 10 marcas de vinho mais admiradas no mundo, segundo a revista Drinks Internacional, bem como as marcas Cockburn’s, Dow’s e Warre’s, e os vinhos DOC Altano, Quinta do Ataíde, Quinta do Vesuvio e P+S. A família Symington está presente no Douro há cinco gerações — desde 1882 — mas, se seguirmos a linhagem através da bisavó da atual geração, a ligação dos Symington aos vinhos do Douro recua no tempo 14 gerações, transportando-nos até meados do século XVII e aos próprios primórdios da história do vinho do Porto. É, atualmente, a maior proprietária de quintas na região do Douro e um dos principais produtores de vinho do Porto de qualidade superior, as chamadas categorias especiais.