A Colares Editora tem a concurso nos prémios ‘Gourmand World Cookbook’, quatro obras editadas na coleção de gastronomia.
Eis as obras nomeadas para este concurso internacional cuja cerimónia este ano terá lugar entre 3 e 7 de julho em Macau.
Sabores da Mesa na Obra de Miguel Torga – Dina Fernanda Ferreira de Sousa
Investigação meticulosa de Dina de Sousa permite-nos acompanhar a evolução do escritor desde a infância à adolescência.
As referências ou alusões alimentares ao longo da sua vasta obra – Diários, Contos, Portugal, A Criação do Mundo, etc – são o testemunho do seu sentido de partilha e da importância do convívio no quotidiano.
À Mesa com Ramalho Ortigão – Maria Antónia Goes
O deslumbramento pela sociedade parisiense contagiou o seu entusiasmo pela gastronomia francesa e a contraponto cuidou com atenção do nosso património alimentar, sendo-lhe atribuída uma célebre e polémica receita sobre o modo de frigir batatas.
A arte da mesa tem lugar privilegiado na sua obra, como nos demonstra Maria Antónia Goes numa metódica análise de Jantares e ‘Jantantes’ aqui enriquecido com as receitas da época.
América latina: Histórias e sabores – M. Margarida Pereira-Muller
‘América Latina – História e Sabores’ é uma viagem gastronómica aos 20 países da América Latina.
A autora propõe uma breve abordagem histórica de cada um dos países da Argentina à Venezuela, passando por Cuba e obviamente pelo Brasil de que nós portugueses tão próximos estamos. É também o convite a uma visita gastronómica – em que as receitas mais representativas figuram – como que num desafio a recapitular o encontro das culturas e da história.
À Mesa com Charles Dickens – Catherine Hogarth Dickens
Grande parte da vida social passava-se à mesa e a organização dos menus e seleção dos convidados era criteriosamente planificada pelo casal Dickens. Catherine Hogarth Dickens tomou sistematicamente a devida nota dos célebres jantares o que permite neste livro aceder aos cardápios que documentam os hábitos alimentares da época vitoriana.
Os Gourmand World Cookbook Awards
… foram criados em 1995 por Edouard Cointreau e todos os anos distinguem os melhores livros de cozinha e de vinhos, em papel ou digitais, assim como programas televisivos de culinária.
Os Gourmand Awards têm sido comparados aos “Óscares” para a alimentação e inspiram-se nos Jogos Olímpicos e no seu espírito.