//GoMarket distingue negócios agroalimentares inovadores
GoMarket pepita

GoMarket distingue negócios agroalimentares inovadores

‘Filhoses de Loures’, ‘Pepita’, ‘POP Tortillas’ e ‘Abacate4All’ são algumas das startups que chegaram à final da 4.ª edição do programa de aceleração ‘GoMarket’.

O ‘GoMarket 2021’, promovido pelo Loures Inova – Centro de Negócios e Incubação, desenvolveu-se durante cerca de cinco meses e é uma das atividades de capacitação e formação realizadas pela incubadora.

O investimento municipal que dará continuidade à dinamização deste acelerador de negócios inovadores foi destacado pelo vereador da Câmara Municipal de Loures com o pelouro da Economia e Inovação, Nelson Batista, que também evidenciou a abertura de todo o complexo do FoodLab como “um fator substancial na oferta nacional relacionada com o empreendedorismo agroalimentar e contribuirá para o sucesso das startups locais e das que estão agregadas à Rede Nacional de Incubadoras”. 

Este investimento, acrescentou, “dará respostas concretas aos empreendedores do concelho e catapultará Loures no mapa do apoio ao empreendedorismo, pois o Loures Inova será uma incubadora diferenciadora, com uma resposta singular a nível nacional”.

A sessão final, que se realizou em finais de janeiro, no Palácio Marqueses da Praia e Monforte, em Loures permitiu a apresentação dos seguintes projetos e protótipos de produtos ou serviços, de base tecnológica, dos quais alguns não são alheios ao conceito de descarbonização: 

‘Filhoses de Loures’ (produção e comercialização de doce regional), ‘Safe Food Tech’ (Certificação alimentar), ‘Psilocybe Project’ (organização de eventos relacionados com o Ambiente), ‘POP Tortillas’ (venda de tortilhas de trigo com receita própria, via canal horeca), ‘SousChef’ (produção de doces e congelados que alia a culinária portuguesa à brasileira, ‘Pepita’ (pipocas gourmet com diferentes sabores), ‘Abacate4All’ (plantação no Algarve e transformação em produtos para o segmento infantil), ‘All About Garlic’ (produtos compostos com alho e outras especiarias), ‘Nutrir’ (produção e comercialização de snack saudável para as famílias), e ‘Gourmet da Horta’ / ‘Bolo da Vóvó’ (formação para uma alimentação saudável e produção de bolo com base numa receita familiar).

GoMarket

As candidaturas foram avaliadas por um júri composto pela Axiis (Miguel Morgado), Circklo (Vânia Rodrigues), IADE (José Damião), Investors Portugal (Isabel Neves), Rede Nacional de Incubadoras (Ana Marques) e Santos e Vale (Joaquim Vale). O prémio final de Melhor Plano de Negócios foi atribuído à Pepita, que recebeu um cheque oferta de quinhentos euros, atribuído pela empresa Santos e Vale. Na categoria de Melhor Pitch venceu a Pomona Piripiri e na de Ideia + Inovadora a Safe Food Tech.

No encerramento da sessão, o presidente do MARL, Jorge Proença Reis, assinalou “a participação de todos num mercado altamente concorrencial em que temos de arriscar”, manifestou apoio ao trabalho do Loures Inova e valorizou o que o futuro pode trazer com a abertura do Foodlab, que considera “um equipamento de excelência, único a nível nacional, senão mesmo internacional”. Em representação do presidente do Município, Nelson Batista encerrou a cerimónia distinguindo todos os participantes. “Vamos continuar a trabalhar juntos. As vossas empresas serão sempre acompanhadas por nós”, garantiu. O vereador reafirmou que “o desenvolvimento e promoção da inovação, do empreendedorismo e empregabilidade no nosso concelho são fundamentais para este executivo”.

 

Loures Inova

O Loures Inova nasce em 2014 de uma parceria entre a Câmara Municipal de Loures, o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) e a Madan Parque – Associação Parque de Ciência e Tecnologia Almada/Setúbal, com objetivo de avaliar e diagnosticar a existência e as necessidades de eventuais clusters empresariais no território de Loures, atuando enquanto Centro de Negócios de suporte a PME ’s, no âmbito do diagnóstico e auscultação das suas necessidades, estabelecendo a mediação entre empresários, o ambiente académico e diferentes instituições do ecossistema empresarial e promovendo ações de capacitação, workshops, entre outras. Em 2017, o Loures INOVA lança-se num novo desafio e, por aposta dos seus promotores, abre uma incubadora de base tecnológica, acreditada pelo IAPMEI e reconhecida pela Rede Nacional de Incubadoras, com atividade direcionada para os clusters agroalimentar, logística e transportes, designadamente, para as empresas já instaladas, mas que pretendem desenvolver projetos inovadores, ou para empreendedores e startups, com ideias ou produtos/serviços diferenciadores.

 

imagens: facebook louresinova