//Gelado e cerveja de medronho
medronho

Gelado e cerveja de medronho

As trufas de chocolate com licor de medronho, a aguardente de medronho, o mel de medronheiro e até as broas de mel de medronheiro e borrachões com aguardente de medronho, nasceram da vontade do chef Artur Norberto de homenagear um produto endógeno.

A ideia surgiu há um ano, com o objetivo de dar destaque a um dos produtos endógenos da Beira-Baixa e aproveitar os medronheiros em redor da Quinta das Olelas, onde o chef Artur Norberto, a mente e as mãos por de trás do projeto, está há mais de uma década.

As trufas de chocolate com licor de medronho e a aguardente de medronho foram as primeiras a nascer, mas a valorização deste fruto não se ficou por aqui e, atualmente, Artur Norberto, continua a homenagear este produto endógeno através de ‘criações’ como a cerveja, o doce, o mel ou o gelado de medronho.

O sucesso foi tal que decidiu lançar a marca My Medronho, com outros produtos à base deste fruto.

“As trufas de chocolate nasceram como forma de homenagear a nossa região”, explicou o chef natural de Proença-a-Nova, que já as chegou a exportar para países como Suíça, França ou Inglaterra.

Na nova coleção da My Medronho juntam-se a cerveja de medronho, mel de medronheiro, doce de medronho, aguardente de medronho, gelado de medronho, tigelada regional com mel de medronheiro ou até bolos secos tradicionais da zona, como broas de mel de medronheiro e borrachões com aguardente de medronho. “Quero mostrar o que é a nossa gastronomia e doçaria tradicional e apostar em algo inovador e com requinte”, sublinhou Artur.

A marca foi apresentada em janeiro na Quinta das Olelas e é lá que se encontram os produtos à venda, na zona de loja, que pode ser visitada sob contacto prévio.

Além disso, a loja online do site oficial desta quinta, situada no topo da Serra das Olelas, também vende estes produtos e envia-os ao domicílio, de norte a sul do país: https://quintadasolelas.pt/

 

O Medronheiro

O Medronheiro (Arbutus unedo) pode alcançar três a cinco metros de altura. Excecionalmente pode chegar aos oito a 10 metros, passando assim ao estatuto de árvore.

De outubro a janeiro florescem pequenas flores brancas dispostas em cachos pendentes e surgem (outubro-novembro) os frutos maduros das flores do ano anterior.

Aos frutos do medronheiro – os medronhos – atribuem-se propriedades adstringentes, anti-inflamatórias, anti-séticas, depurativas e diuréticas.

medronheiro