//Gastronomia, vinhos e Feira do Cavalo
ponte de lima

Gastronomia, vinhos e Feira do Cavalo

Se é amante de cavalos e também de boa gastronomia e bons vinhos, este artigo é para si.

O património gastronómico Alto-Minhoto, riquíssimo em variedade e em qualidade, encontra em Ponte de Lima um dos locais de mais significativa expressão.

Aqui a gastronomia, suculenta e saborosa, tem o seu ex-libris no Arroz de Sarrabulho, servido com rojões de porco, um prato rico em sabores e tradição. A lampreia do Rio Lima também é muito apreciada e cozinhada de diversas formas, com destaque para o Arroz de Lampreia e para a Lampreia à Bordaleza. Nesta vila histórica pode encontrar também um ótimo Bacalhau de Cebolada, um prato tradicional estimado a nível popular, confecionado nas tascas e nos restaurantes limianos, tendo-se tornando num pitéu afamado e muito procurado. Os mais gulosos, não ficam indiferentes a textura do Leite-Creme queimado.

No que diz respeito aos vinhos, localizada na zona dos afamados e mundialmente únicos vinhos verdes, Ponte de Lima é já uma referência internacional na produção de vinhos verdes de excelência. No Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde pode encontrar e provar os afamados vinhos verdes.

É importante recordar que a vila de Ponte de lima foi eleita como ‘Destino Gastronómico do Ano’ na 25ª edição de ‘Os Melhores do Ano’, promovida pela Revista de Vinhos.

Para além de se distinguir pelos bons vinhos e pela boa gastronomia, Ponte de Lima também se afirmou como uma das capitais portuguesas da cultura equestre e destino hípico internacional onde os amantes de cavalos têm acesso a aulas de iniciação, passeios, percursos de charrete, entre outras atividades.

Durante o verão, a vila tem uma programação rica de eventos equestres e a Feira do Cavalo, que terá lugar entre os dias 7 e 10 de julho, já na sua 14ª edição, será um dos pontos altos.

 

ponte de lima

 

A Feira do Cavalo de Ponte de Lima é um projeto que traz valor e reconhecimento à região. Segundo a organização, para além dos concorrentes, traz também à vila adeptos do ‘turismo a cavalo’, assim como também do ‘turismo do cavalo’, ou seja, cavaleiros recreativos/de competição e admiradores de eventos equestres. É de destacar que o próximo evento equestre são os Jogos Equestres que se realizam em agosto.

O tópico equestre é um fator de promoção de toda a região, uma vez que a movimentação de turistas internacionais agita o tecido empresarial limiano de forma vincada.

No primeiro dia da Feira realiza-se a Jornada Paralímpica a partir das10h00. Às 17h30 terá lugar a abertura oficial da Feira e às 22h00 realiza-se a Gala Equestre.

Irão decorrer concursos de Dressage Nacional, o Torneio Ibérico de Horseball e muita música e animação com a banda Sonido Andaluz.

No penúltimo dia não perca a Demonstração de forja da Associação Portuguesa de Ferradores às 19h00 o Campeão dos Campeões às 21h30, o Festival do Garrano às 22h00 e o Desfile de Coudelarias às 22h30.

Por fim, no último dia, às 9h00 terão lugar o Campeonato Nacional de Equitação de trabalho (Maneabilidade), às 14h00, o Campeonato Nacional de Equitação de Trabalho (Velocidade). A Feira encerra com o Campeonato Regional de Atrelagem -Combinado Maratona às 18h00.

A entrada será livre.

Consulte aqui o programa completo: https://www.feiradocavalo.pt/pages/1180?news_id=7683