//Gastronomia com porco no Alentejo

Gastronomia com porco no Alentejo

Entre14 e 23 de fevereiro, Reguengos de Monsaraz promove os ‘sabores do porco’ em 22 restaurantes.

Trata-se da ‘Semana Gastronómica do Porco’ e decorre em mais de duas dezenas de restaurantes aderentes, no território do concelho alentejano de Reguengos de Monsaraz.

São muitas e variadas as propostas e sugerem porco alentejano, porco preto e até porco ibérico. Vamos dar uma pequena ajuda.

O porco de raça alentejana é sempre preto. Se for puro, tem registo e garantias de que cumpre todas as normas, nomeadamente ser criado em regime extensivo (no montado) e alimentação que inclui bolota. Deveria ser sempre identificado como porco alentejano.

Se for cruzado, terá algumas caraterísticas mas não garantias, por não ser 100% de raça alentejana. Em boa verdade é a este que se deve chamar simplesmente porco preto.

Já o porco ibérico, de forma simplificada pode dizer-se que é, na vizinha Espanha, o correspondente ao nosso alentejano (se for puro) mas de raça identificada como ‘ibérico’. Também existe cruzado.

Agora, vamos ao que cada restaurante propõe e onde se localiza.

Na Semana Gastronómica do Porco cada restaurante terá um prato confecionado com carne de porco para propor aos clientes. Em Reguengos de Monsaraz participam os restaurantes Herdade do Esporão (porco alentejano, grão de bico e agrião), O Gato (lágrimas de porco preto na brasa com migas alentejanas), A Grelha (migas à alentejana com carne de porco do alguidar), Moira (folhado de bochecha de porco com cogumelos), 100 Papas (bochechas assadas no forno), Aloendro (lombinhos de porco preto com silarcas), Aqui Jardim (migas à alentejana com carne do alguidar), Convivius (lombinho de porco grelhado com molho de cogumelos frescos), Plano B (grelhados de porco ibérico com migas de espargos) e Taberna Al-Andaluz (carrilhada de porco assada no forno).

Na vila de Monsaraz aderiram à semana gastronómica os restaurantes Taverna Os Templários (bochechas de porco assadas com batata assada, abóbora menina e salada de alface), Sabores de Monsaraz (medalhões de porco preto), Casa do Forno (migas de espargos com entrecosto), Xarez (lagartos de porco preto) e Casa Modesta (carne de porco à alentejana). Na Barrada participa o restaurante O Bizaca (rechina), em S. Pedro do Corval haverá pratos confecionados com carne de porco na Adega do Cachete (cataplana de porco) e A Tarefa (grelhados mistos com molho à Tarefa), e no Campinho no Monte D’Açorda (bochechas assadas no forno) e no Monte de Palaios (rechina).

Os restaurantes Sem-Fim (entrecosto com mel e alecrim), em Telheiro, e Centro Náutico de Monsaraz (cachaço de porco ibérico no forno com migas de coentros), na praia fluvial de Monsaraz, também integram a Semana Gastronómica do Porco.