Mais do que ‘uma viagem no tempo’ no Festival Novas Invasões, de 29 de agosto e 1 de setembro.
O Festival promete transportar os visitantes até ao passado das Invasões Francesas, numa edição em que o evento conta com a Alemanha como país “invasor” e muitas propostas gastronómicas para saborear ao longo dos quatro dias do evento.
A Praça do Município, bem no centro da Cidade, vai ser invadida por sabores de outros tempos, apresentando degustações de gastronomia oitocentista que irão decorrer todos os dias, entre as 17h00 e as 20h00. Sopa de bacalhau com grão, mexilhões à Provençal, bife com molho Wellington, empadas de perdiz com cogumelos, empadas de legumes e tapas de conserva de peixe serão alguns dos sabores proporcionados pelos estabelecimentos de restauração do Concelho.
A Tenda da Cultura Alemã, instalada na Praça Alberto Avelino, fará o convite para uma viagem pela gastronomia alemã, que será conduzida pelo restaurante “O Beirão”. As experiências gastronómicas irão decorrer todos os dias, entre as 12h00 e as 16h00 e entre as 18h00 e a 1h00.
Para os apreciadores da famosa cerveja alemã, o melhor é mesmo participar no workshop orientado por Orlando Pereira, que irá mostrar e experienciar os processos de produção da cerveja artesanal típica da Alemanha, a “weissbier”: uma tradição que remonta a centenas de anos, originária da Baviera. O workshop está marcado para domingo, às 10h00, na Praça Alberto Avelino. As inscrições devem ser feitas através dos números 261 310 455/485 ou do e-mail museu.rececao@cm-tvedras.pt
Ao longo dos quatro dias terão, ainda, lugar recriações históricas no Castelo e no Forte de São Vicente. No Castelo, o destaque vai para os Jantares com Recriadores, que irão proporcionar ceias oitocentistas, nas quais a restauração local promete recriar ementas de outrora. As ceias são animadas com música, dança e muito boa disposição.
Já o Forte de São Vicente irá contar com almoços no acampamento, que também prometem uma autêntica “viagem no tempo”, a par de jogos tradicionais, demonstrações do funcionamento do telégrafo de Ciera e de armamento, escaramuças, danças oitocentistas e manobras militares.
No centro da Cidade irá encontrar-se o Mercado Oitocentista, uma recriação histórica que será expressão da atividade humana do tempo das Invasões Francesas, surpreendentemente rico em vivências e costumes. O Mercado irá recriar o quotidiano daquele tempo, onde não vão faltar tabernas típicas da época, mas também artesãos a trabalhar in situ, muitos espaços de partilha e animação diária.
No Mercado Oitocentista a animação está garantida, com a atuação dos grupos musicais Albaluna (quinta-feira às 20h30), Gaiteiros da Freiria e Rufos e Roncos (com arruadas ao longo dos vários dias) e ainda com a realização do segundo Encontro de Gaiteiros de Torres Vedras, com uma arruada no sábado, a partir das 15h00. As bailias estarão a cargo dos ranchos folclóricos e etnográficos “Flores do Oeste” e “Os Camponeses do Varatojo”, assim como do Rancho Folclórico “Os Rurais do Furadouro”.
O conceito do evento, organizado em parceria com várias associações culturais do Concelho, tem estado a ser desenvolvido desde 2010, aquando das comemorações do Bicentenário das Linhas de Torres de Vedras, uma estrutura defensiva constituída por 177 fortes e redutos que impediu as tropas francesas de Napoleão Bonaparte de invadirem Lisboa em 1811.
O Festival Novas Invasões é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras. Patrocinador: EDP Distribuição. Cerveja oficial: Heineken. Água oficial: Vimeiro. Apoio: Barraqueiro Oeste e Extincêndios. Com o apoio: Ministério da Cultura.
You must be logged in to post a comment.