//‘Gastronomia no Museu’ em Viseu

‘Gastronomia no Museu’ em Viseu

Museus municipais entram na campanha ‘Viseu – Destino Nacional de Gastronomia’.

No final de dezembro de 2018, António Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu revelou à agência Lusa que “a cidade de Viseu elege o seu património gastronómico e os seus atributos à mesa como um mote de valorização cultural e turística e, neste âmbito, vamos desenvolver um plano anual de ação.”

E é no âmbito da afirmação deste concelho como ‘Destino Nacional de Gastronomia’ que os Museus municipais vão promover iniciativas de valorização cultural, criativa e educativa da gastronomia e dos seus universos patrimoniais, simbólicos ou sociais.

Desta forma, os sete espaços museológicos ligados ao município: Quinta da Cruz, Museu Almeida Moreira, Museu do Quartzo, Museu do Linho de Várzea de Calde, Museu de História da Cidade, Coleção Arqueológica José Coelho e Casa da Ribeira, apresentam para este ano, uma programação diversificada e direcionada a vários públicos, através de exposições, atividades educativas, workshops e conferências.

Exemplificando:
A Quinta da Cruz promove projetos artísticos inéditos voltados para a terra, a ecologia e a gastronomia e outros educativos, em talhões da horta comunitária local.

Na Coleção Arqueológica José Coelho será realizada uma exposição subordinada ao tema da gastronomia e da arqueologia e lançado o roteiro das lagaretas romanas de Vissaium.

Por sua vez, a Casa da Ribeira apresenta a exposição inédita “As loiças antigas e tradicionais”. Com inauguração prevista para outubro, esta exposição vai destacar os materiais utilizados na cozinha nos finais do séc. XIX, inícios do séc. XX.

O Museu do Quartzo propõe-se explorar a relação dos minerais com a cozinha, a gastronomia e os vinhos, em múltiplas atividades – do Museu ao Monte de Santa Luzia.

E para passar da ciência à prática, o “pai” Galopim de Carvalho protagonizará oficinas de culinária alentejana.

Já no Museu do Linho a gastronomia combina com vinhos. “Rótulos de Vinho” é a exposição de pintura que inaugura em setembro, da autoria de Vanessa Perdigão.

Ao longo do ano, os Museus Municipais organizam um ciclo de conversas e conferências subordinadas ao tema “A Gastronomia & o Resto”, explorando as afinidades entre a mesa beiraltina e temas como a arte, a religião, a política, a ciência e a saúde.