//Gastronomia e Vinho nas Festas de Torres Vedras
festas de torres vedras

Gastronomia e Vinho nas Festas de Torres Vedras

As Festas de Torres Vedras prometem celebrar a vinha, o vinho e a tradição gastronómica do concelho de Torres Vedras entre 27 de outubro e 12 de novembro.

Em 2022, o evento regressa com uma nova designação (em vez de Festas da Cidade) e várias novidades, como o regresso das tasquinhas e de iniciativas como o ‘São Martinho, Compras e Vinho’.

“Este ano as nossas festas voltam com algumas alterações. São as festas que gostaríamos de ter tido nos anos anteriores” afirmou a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, durante a apresentação do evento, que decorreu na Sala da Destilaria das antigas instalações do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) de Torres Vedras.

 

festas de torres vedras

 

Na apresentação do evento, Laura Rodrigues destacou a estreia do documentário ‘Vinho, o sangue da terra’, que evidencia a importância cultural e identitária da vitivinicultura na região. A celebração da identidade do território completa-se com os concursos que premeiam ‘O Vinho Tinto e o Vinho Branco de Torres Vedras 2022’ e o ‘Pastel de Feijão de Torres Vedras 2022’, produtos endógenos do concelho.

O Pavilhão Multiusos da Expotorres acolhe as Tasquinhas a partir de 27 de outubro, com as 13 freguesias a preparar pratos característicos e únicos dos seus territórios.

Entre os destaques destas Festas de Torres Vedras encontra-se a 42.ª edição do Festival das Vindimas. “Um festival que tem grandes tradições e que soube adaptar-se aos novos tempos” referiu o presidente da empresa municipal Promotorres, Rui Penetra. O festival irá assumir um modelo híbrido, que consiste em quatro episódios online e uma final presencial marcada para o dia 12 de novembro, no Pavilhão Multiusos da Expotorres.

As Festas de Torres Vedras são organizadas pela Câmara Municipal de Torres Vedras. O evento conta com o apoio institucional do Turismo Centro de Portugal e com o apoio da AEG, da Biotrab, da Banix, da Extincêndios, do Hotel Golf Mar e da Vimeiro.