Jovem Pedro Cruz venceu o MYCA 2020, com o prato inovador ‘Galo Contradição’.
Um galo marinado em vinho verde, esparregado, crocante de batata e um pickle de cebolinha deram o primeiro lugar a Pedro Cruz, na terceira edição do Minho Young Chef Awards 2020 (MYCA). O jovem de 18 anos foi o grande vencedor do evento que juntou o talento dos estudantes de gastronomia da região minhota.
Pedro Cruz, da ETAP, foi o vencedor da categoria de Chefe de Cozinha, com o prato inovador ‘Galo Contradição’. Pedro inspirou-se na cidade de Barcelos e na primeira refeição que confecionou com o avô. “Escolhi usar o galo para representar a minha cidade e para honrar o meu avô e o primeiro prato que cozinhei com ele”, explica.
O domínio técnico e do storytelling foi fundamental para a atribuição do prémio ao Pedro. “O Pedro foi um concorrente que se destacou pela originalidade, técnica e preservação dos sabores e aromas tradicionais”, explica o Chefe António Loureiro, presidente de júri.
Andreia Costa, da Escola Profissional Amar a Terra Verde, foi a vencedora da categoria de Chefe de Sala e Bar. O ‘Cocktail Jardim de Amores’ foi o elemento preferido da jovem de Vila Verde, confecionado com vinho verde, Gin Valley e um xarope de laranja. Esta edição contou ainda com a atribuição do Prémio Território a André Carvalho que confecionou uma sopa seca à moda do Minho porque, explica o jovem, “é um prato pouco conhecido mas que representa muito bem a região minhota”.
Este ano, o MYCA contou com novos prémios: o Melhor Serviço de Mesa para Mário Gonçalves, a Melhor Harmonização de Vinho e Cerveja para a Andreia Costa e o Melhor Serviço de Cafetaria para a Cátia Gonçalves. Os prémios foram oferecidos pela Letra, Soalheiro, Cafés Christina e Novumdux.
O evento decorreu no passado dia 17 de dezembro no Mercado Municipal de Braga e Rafael Oliveira afirma que “a aproximação dos jovens chefes aos produtores locais foi muito bem conseguida e é uma experiência a repetir nos próximos anos”.
Sobre o MYCA:
A iniciativa do Minho Young Chef Awards é uma competição promovida pelo Consórcio Minho Inovação – que integra as três Comunidades Intermunicipais do Alto Minho, Cávado e Ave, pelo Instituto Internacional da Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT), e pela Plataforma das Regiões Gastronómicas. O objetivo é fortalecer os laços entre os Municípios e a identidade do Minho através de jovens chefs profissionais, promovendo a inovação gastronómica, utilizando a cozinha tradicional e produtos locais. O MINHO Inovação juntamente com o ICGAT e a Plataforma das Regiões Europeias da Gastronomia estão empenhados em elevar o perfil da produção e diversidade local de alimentos.
You must be logged in to post a comment.