//Gala Cidade Europeia do Vinho 2018

Gala Cidade Europeia do Vinho 2018

Cerimónia decorreu na Câmara Municipal de Lisboa, no passado dia 4 de março.

 

Nos Paços do Concelho, o vereador da autarquia de Lisboa, José Sá Fernandes, sublinhou aos presidentes das Câmaras Municipais de Torres Vedras e Alenquer e demais presentes “o empenho do município na promoção dos vinhos da região de Lisboa”.

Recorde-se que Torres Vedras e Alenquer são os dois concelhos que integram a região de vinhos de Lisboa que se candidataram ao reconhecimento europeu como ‘Cidade Europeia do Vinho’ em 2018.

Após a atuação do coro In Vino Veritas e da apresentação de dois vídeos promocionais relativos à candidatura, o autarca com o pelouro do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia, começou assinalou o orgulho em nome da cidade em receber os convidados e representantes da candidatura, dos autarcas das regiões candidatas, e ainda por ver Lisboa distinguida como área de excelência ligada ao vinho.

O Vogal da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, João Carlos Fonseca, lembrou que a região vitivinícola de Lisboa é já a segunda maior região produtora nacional e aquela que mais prémios tem recebido nos últimos anos. Agradeceu ainda à CML o empenho neste projeto conjunto de promoção do vinho da região de Lisboa.

José Calixto, presidente da RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho, organismo responsável pela seleção da candidatura eleita relembrou o trabalho e o empenho desta rede na promoção da presente candidatura e do trabalho em prol do reconhecimento do vinho português.

A encerrar os discursos, o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, referiu o trajeto notável que os vinhos portugueses têm feito na sua promoção internacional, num meio muito competitivo, e na qual esta candidatura ganha grande importância. Referiu ainda a relação desta candidatura na promoção do turismo na região de Lisboa, lembrando que o turismo e a agricultura têm sido os setores da economia com maior crescimento nos últimos anos.

Cidade do Vinho 2018

“A candidatura conjunta apresentada pelos municípios de Torres Vedras e Alenquer foi a escolhida para receber o título de Cidade Europeia do Vinho em 2018” na eleição ocorrida em finais de novembro do ano passado no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Torres Vedras e Alenquer representam duas Denominações de Origem (DOC) da região de Lisboa, possuindo uma forte tradição na cultura da vinha e do vinho.

A Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN) já atribuiu o título de Cidade Europeia do Vinho a Palmela (2012, Portugal), Marsala (2013, Itália), Jerez de la Frontera (2014, Espanha), Reguengos de Monsaraz (2015, Portugal), Conegliano Valdobbiadene (2016, Itália) e Cambados (2017, Espanha).