//Formação gratuita sobre os Vinhos do Algarve
vinhos do algarve

Formação gratuita sobre os Vinhos do Algarve

O que podemos esperar de um vinho algarvio? Esta é a pergunta que poderá ter resposta a partir de 22 de março na formação que permitirá identificar as principais características dos Vinhos do Algarve.

O Município de Lagoa, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (EHTP) e a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA), irá promover uma ação de formação integrada no programa ‘Formação + Próxima’ com o tema Vinhos do Algarve. Com início a 22 de março, pelas 15h, a iniciativa decorrerá na Biblioteca Municipal de Lagoa ao longo de 4 sessões entre os meses de março e abril.

“Esta formação foi cuidadosamente estruturada pela CVA para capacitar os participantes a identificar as principais características dos Vinhos do Algarve, num programa de formação marcado por diferentes dinâmicas, ritmos e ambientes onde se destaca a participação em masterclasses dinamizadas por produtores de vinho lagoenses, visitas a adegas do concelho ou as diferentes provas de vinho ao longo das sessões, entre muitas outras ações teóricas ou práticas”, refere a organização.

Esta será a segunda ação de formação que o Município de Lagoa dinamiza, no âmbito do protocolo celebrado com o Turismo de Portugal, através da EHTP, para capacitar os colaboradores do sector de turismo e de sectores conexos, em processos de upskilling, que consistem em aprimorar as habilidades dos colaboradores para que se tornem melhores profissionais e reskilling (aprender novas habilidades para se requalificar no mercado de trabalho). O objetivo consiste em contribuir ativamente para acrescentar valor aos recursos humanos do tecido empresarial local e valorizar a hospitalidade dos lagoenses e do território.

A participação é gratuita estando sujeita a inscrição obrigatória e ao limite de 25 vagas disponíveis.

Os interessados em participar deverão estar registados na Academia Digital.

Para inscrição na ação de formação podem seguir o link no QR Code ou manifestar o interesse via e-mail para tania.neves@escolas.turismodeportugal.pt ou turismo@cm-lagoa.pt, onde poderão também solicitar mais informações.

Lagoa e o Vinho

Lagoa é um território de vinhas e de vinho desde tempos imemoráveis. Nos últimos anos estabeleceram-se no concelho projetos vitivinícolas entusiasmantes, onde a vinha e o vinho oferecem experiências enoturísticas em harmonia com a gastronomia local, as tradições, o bem-estar ou a arte.

Recentemente, em maio de 2021, produtores do concelho de Lagoa conquistaram, na primeira edição o concurso nacional ‘Cidades do Vinho’, 6 medalhas; uma Grande Medalha de Ouro, três medalhas de Ouro e duas de Prata.

A Grande Medalha de Ouro foi atribuída a um vinho licoroso, 100% casta Moscatel, com 15,76 % vol.

De acordo com a ficha técnica, no nariz apresenta – se complexo, com aromas de rosa, flor de laranjeira mel e notas doces de compota e geleia. Na prova revela-se bem estruturado, macio e com uma doçura elegante onde predominam os aromas florais e de mel.