//Formação em competição

Formação em competição

Estão apurados os representantes de Portugal nos Europeus da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo.

Mais de centena e meia de alunos do setor do Turismo disputaram, em Caldas da Rainha, o ‘Interescolas’, um concurso de formação profissional que o Turismo de Portugal, I.P. organiza desde 2006 com a participação dos alunos da sua rede Escolar. Este concurso repartido por 11 especialidades seleciona os alunos representantes das Escolas de Hotelaria e Turismo nos Europeus da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT).

Para esta 14ª edição, o Turismo de Portugal abriu, pela primeira vez, a participação no concurso a todas as escolas portuguesas que integram a citada Associação Europeia, pretendendo reforçar a parceria entre o grupo de escolas associadas da AEHT e contribuir para o sucesso da participação nacional.

As provas realizaram-se nos dias 11 e 12 de fevereiro em caldas da Rainha, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste e, em saudável ambiente competitivo, proporcionaram a troca de experiências entre mais de 150 alunos acompanhados dos seus Formadores, oriundos de todas as regiões de Portugal continental e dos Açores, num total de mais de 200 pessoas.

O evento arrancou no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha com uma sessão de boas vindas onde não faltou a evocação de Raphael Bordallo Pinheiro, importante ceramista (entre outras atividades), através da interpretação de um ator.

O jantar de encerramento, com entrega de prémios, decorreu no restaurante do INATEL na Foz do Arelho.
Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste refere, em balanço:
“A Escola de Hotelaria e Turismo foi a anfitriã do XIV Concurso ‘Interescolas’ entre 11 e 13 de fevereiro, o que representou um desafio para a organização, mas também um estímulo e motivação para todos nós, 10 anos depois de termos recebido a 4ª edição deste evento.

Foi, assim, um evento que proporcionou diversos momentos de alegria, vitalidade e energia para todos os participantes. Considero, por isso, absolutamente fundamental que os alunos tenham a possibilidade de participar, ao longo do ano, em diversos concursos, congressos, intercâmbios de partilha e troca de conhecimentos e contactos.”

Os vencedores das 11 provas foram:

Turismo – Carolina Germano da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste
Cozinheiro Aprendiz – Micaela Costa da Escola de Hotelaria e Turismo Douro-Lamego
Escanção – Gonçalo Carvalho da Escola de Hotelaria e Turismo Douro-Lamego
Barista – Filipe Barbas de Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre
Bar – João Simões da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra
Pasteleiro Júnior – Sara Couto da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto
Decathlon – Pedro Alves da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto
Alojamento – António Valente da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto
Empreendedorismo – André Eugénio da Escola de Hotelaria e Turismo de Faro
Gestão Hoteleira – João Rodrigues da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa
Taça Joaquim Janeiro – Bruno Fernandes da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão

Os vencedores vão representar Portugal na cidade de Split, na Croácia, de 11 a 16 de novembro, no concurso anual da AEHT (Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo)

Integrado no Interescolas, mas sem a finalidade de apuramento para o concurso da AEHT, realizou-se também o concurso “Quem Sabe Mais?”, cujas vencedoras foram Sofia Matias e Bruna Santos da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (ver mais informação nesta edição).