//Fogaças na ementa dos restaurantes
fogaças

Fogaças na ementa dos restaurantes

Entradas, pratos principais e sobremesas com fogaça, em 10 restaurantes do concelho de Palmela

O ‘biscoito’ que evocou Santo Amaro numa cerimónia religiosa que aconteceu no passado dia 15 de janeiro (veja: https://jornalsabores.com/palmela-bencao-das-fogacas/) vai agora servir de ‘mote’ a propostas apresentadas por uma dezena de restaurantes aderentes aos Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela, a decorrer entre 21 e 23 e 28 e 30 de janeiro.

Benzidas na igreja a 15 de janeiro, as fogaças de Palmela apresentavam formas que representavam as partes do corpo que tinham sido alvo de promessa ao santo e por isso se encontravam fogaças em forma de pés, de pernas, de braços, mas também de animais ou produtos do mundo rural se as promessas haviam sido feitas para interceder pela saúde dos animais ou por boas colheitas.

fogaças de palmela

As fogaças de Palmela têm como base a massa de pão a que é adicionado açúcar amarelo, farinha, banha de porco, ovos, sumo e raspa de laranja, aguardente, canela e erva-doce.

As propostas de ementa vão da entrada Bruschetta de Queijo de Azeitão, rúcula e Fogaça, aos pratos principais de Bacalhau com Fogaça e castanhas, Bacalhau em cama de batata com crosta de Fogaça ou Bife de perú panado com Fogaça. Nas sobremesas a oferta é mais variada com Gelado de Fogaça; Cheesecake com base de Fogaça; Crumble de Fogaça; Serradura de Fogaça; Bolo de Fogaça e Tarte Merengada.

Esta é o fim de semana gastronómico que abre o calendário 2022 do programa de promoção gastronómica ‘Palmela – Experiências com Sabor!’, que promete um ano repleto dos melhores sabores locais.

Promovidos pela Câmara Municipal de Palmela e pela Rota de Vinhos da Península de Setúbal, os Fins de Semana Gastronómicos integram o ‘Palmela – Experiências com Sabor!’ que, ao longo do ano, apresentará sete propostas temáticas: Fogaça de Palmela (janeiro), Queijo de Ovelha (abril), Sopa Caramela (maio), Fruta de Palmela (julho), Vinho de Palmela (setembro), Coelho à Moda de Palmela (outubro) e Moscatel de Setúbal (novembro e dezembro).

Pode saber quais os restaurantes e respetivas propostas para estes dois Fins de Semana Gastronómicos da Fogaça de Palmela, AQUI.