//Fogaças de Alcochete

Fogaças de Alcochete

Reza a tradição que, há muitos, muitos anos, um barco de Alcochete foi apanhado por uma tempestade em pleno rio Tejo e os barqueiros prometeram…

Reza a tradição que, há muitos, muitos anos, um barco de Alcochete foi apanhado por uma tempestade em pleno rio Tejo e os barqueiros prometeram que, se chegassem a bom porto sãos e salvos, organizariam uma confraria em honra de Nossa Senhora da Atalaia para agradecer essa graça. E, desde então, têm cumprido a promessa, festejando anualmente a salvação. É a mais antiga tradição desta vila da borda d’água, atestada por um documento de 1512, que já refere a existência da Confraria dos Barqueiros de Alcochete.

Ainda hoje, durante a semana da Páscoa, realiza-se o tradicional Círio dos Marítimos e, de entre os diversos cerimoniais a cumprir, na segunda-feira faz-se à porta da igreja da Atalaia um leilão de Fogaças. Estas são uns pães doces, pesando um quilo, cujo ritual de oferta e de arrematação assegura abundância e saúde. Se a produção particular continua a respeitar o peso estabelecido, as Fogaças comercializadas, em geral, aparecem já em formato individual.

Ingredientes
1 kg de farinha; 700 g de açúcar amarelo; 250 g de manteiga derretida; 200 g de raspa de casca de limão; 25 g de canela em pó; 2 dl de água; gema de ovo.

Preparação
Num recipiente, deita-se a farinha, o açúcar ama¬relo, a raspa da casca dos limões e a canela em pó. Amassa-se com a manteiga derretida e cerca de 2 dl de água, como se amassa o pão. Fazem-se peque¬nas bolas, barram-se com gema de ovo, dando-lhe pequenos golpes para enfeitar. Vão ao forno.

Harmonização (sugestão da CVR Península de Setúbal)
Estamos sempre perante um casamento feliz quan¬do juntamos doçaria tradicional portuguesa a um Moscatel de Setúbal, seja ele branco ou tinto. Neste caso, pelas características da receita, sugere-se a companhia de um Moscatel de Setúbal jovem, em que os aromas a laranja, flor de laranjeira e mel se revelam mais intensos, cuja elegância e suavidade se manifestem na boca.