//‘Fim de Semana do Cabrito’ em Penalva do Castelo
cabrito

‘Fim de Semana do Cabrito’ em Penalva do Castelo

Iniciativa pretende valorizar os produtos endógenos da região e a sua iguaria principal, o cabrito.

A Câmara Municipal de Penalva do Castelo promove, nos dias 7 e 8 de maio, em parceria com os estabelecimentos de restauração do concelho aderentes, o ‘Fim de Semana do Cabrito’.

Os sete estabelecimentos de restauração aderentes abrem portas, promovendo sabores memoráveis e a iguaria principal, o cabrito, que estará em destaque no forno ou grelhado.

De forma a abrir o apetite e estimular o paladar, os participantes serão recebidos com uma prova de queijo Serra da Estrela, ex-líbris da região e cuja produção artesanal é uma das potencialidades endógenas das terras de Penalva, além do requeijão Serra da Estrela e do borrego Serra da Estrela, com uma crescente procura por parte dos consumidores. Os visitantes habilitam-se ao sorteio de um almoço/jantar para duas pessoas.

A autarquia pretende com esta iniciativa gastronómica, promover os produtos endógenos e atrair mais visitantes a este território do distrito de Viseu. Além das memórias gastronómicas pretende-se que o visitante aprecie a beleza paisagística, o património do território Penalvense e sinta vontade de voltar. É um convite ao regresso para novas experiências memoráveis.

“O município associa-se a este evento na divulgação e no patrocínio dos sabores de Penalva oferecendo a todos os restaurantes o queijo serra da estrela de Penalva do Castelo para que num dos dias em cada restaurante o deem a provar aos clientes”, afirmou Francisco Lopes de Carvalho, presidente do município de Penalva do Castelo.

Consulte aqui os restaurantes aderentes: https://www.cm-penalvadocastelo.pt/fim-semana-do-cabrito-em-penalva-do-castelo/

 

O Vinho do Dão, o Queijo da Serra e a Maçã Bravo de Esmolfe

Este município carateriza-se por ser um território constituído por terrenos férteis de regadio, graças aos rios Dão, Coja, Ludares e Carapito e aos abundantes regatos que o sulcam. Sobretudo nas encostas a Norte do rio Dão estendem-se generosos vinhedos e pomares e a sul predominam as pastagens que permitem produzir o queijo de excelente qualidade. O pinheiro-bravo destaca-se entre as espécies que cobrem as áreas florestais deste concelho.

O vinho do Dão, o queijo Serra da Estrela e a maçã bravo de Esmolfe constituem a ‘trilogia de excelência’ dos produtos endógenos e constituem um valor acrescentado para o sustento de muitas famílias e uma mais-valia para alavancar a economia local.

A gastronomia é rica e variada e torna o concelho um destino ímpar para degustar sabores genuínos e tradicionais.

A Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia conjugam sinergias e sinalizam a singularidade e o potencial destes produtos, sobretudo nos certames anuais da ‘Feira/Festa do Pastor e do Queijo’ (segundo fim-de-semana de fevereiro), ‘Feira da Maçã Bravo de Esmolfe’ (segundo sábado de outubro) e ‘Feira do Vinho Dão de Penalva do Castelo’ (inserida no programa das Festas do Concelho – Feriado Municipal – 25 de agosto).

 

cabrito

 

Adaptado de: Turismo do Centro de Portugal

Imagens: CM Penalva do Castelo