//‘Figo e figueira da India’ na culinária

‘Figo e figueira da India’ na culinária

Sopa e salada de figueira ou licor, torta e gelado de figo, são algumas das utilizações culinárias.

A Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India foi criada em 2014 “com o objetivo de divulgar, promover e apoiar tudo o que envolva a Figueira-da-Índia e seus derivados” como se refere nos Estatutos de criação desta Associação.
Com a figueira da India a desenvolver-se em especial no Alentejo e Algarve, não surpreende que a sede da Confraria esteja localizada em Serpa e em Alcoutim se encontre a sede da APROFIP – Associação de Profissionais de Figo da Índia Portugueses. Sim, porque existem já muitos produtores que se dedicam exclusivamente à produção de figueiras e figos da India.

É relativamente conhecido o consumo de figos da India frescos, apesar da dificuldade em os descascar, devido aos picos. Mas o que certamente é menos conhecido é a sua utilização na alimentação humana. Nomeadamente em culinária.
Os figos podem ser amarelos, roxos, vermelhos ou cor de laranja e com eles fazem-se sumos, licores, compotas, geleias, gelados e integram receitas de doces, como é caso do Pastel de Nata com Figo da India criado por um casal de produtores de Penha Garcia, no concelho de Idanha-a-Nova. Também aqui, antes dos figos vêm as flores, das quais se fazem infusões, mas a figueira, através das folhas (palmas), é também comestível e utilizada na culinária.

Receitas
Paulo Brites apresenta no seu site receitas de:
Sopa de folha de Figueira-da-Índia; Saladas de folha de Figueira-da-Índia; Licor de figo-da-Índia
Torta de figo-da-Índia e Gelado de figo-da-Índia.
Veja aqui: https://paulobrites.blogs.sapo.pt/um-dedo-de-culinaria-parte-v-104652 

Mas a Figueira e o Figo da India, para além da alimentação humana e animal, tem ainda utilizações em:
Farmacêutica, com a palma e o figo a serem utilizados em produtos para a perda de peso e controlo da diabetes e do colesterol e ainda efeitos detox e antioxidante no corpo humano e melhoria do funcionamento da flora intestinal.
Cosmética: com extração, a partir das sementes do figo, de um dos óleos mais caros do mundo, utilizado para regenerar a pele, palmas utilizadas na produção de shampoo, gel de banho, protetor solar e hidratantes para a pele e cabelos.

A Confraria Gastronómica do Figo e da Figueira da India, para além da divulgação das capacidades destes produtos na alimentação/gastronomia, desenvolve igualmente ações de incentivo à produção, como é o caso da nova ferramenta online, lançada recentemente, para apoio aos produtores e futuros produtores de figo e figueira da India, assumindo-se assim como entidade que gere a plataforma EFFI, uma ferramenta interativa disponibilizada a todos os agentes do setor, que pretende disseminar informação sobre a fileira do figo da índia.

Saiba como descascar figos e outras informações em:
www.cgfi-confraria.pt
www.facebook.com/pg/ConfrariaDoFigoDaIndia

Fotos: Confraria do Figo da ìndia