//Festival Queijo, Pão e Vinho
festival queijo pão e vinho

Festival Queijo, Pão e Vinho

A maior celebração dos produtos da região da Arrábida regressa em abril: queijos de ovelha e manteiga de ovelha, os vinhos regionais, o pão tradicional, a doçaria, a fruta, o mel e a gastronomia completam o leque de iguarias a (re)descobrir ao longo destes três dias.

Os amantes do pão, do vinho e do queijo podem iniciar a contagem decrescente pois a localidade de S. Gonçalo, Freguesia de Quinta do Anjo, recebe de 1 a 3 de abril o Mercado Queijo, Pão e Vinho, numa iniciativa da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (Arcolsa), com o apoio da Câmara Municipal de Palmela.

Para além dos habituais espaços de exposição e venda de produtos, gastronomia e animação, este ano a 26.ª edição deste certame integra também uma mostra dos Queijos de Portugal, com representantes da maioria dos queijos DOP do país, que os amantes destas três iguarias não vão querer perder.

O Festival retoma, este ano, ainda com algumas limitações relativas à pandemia, a sua condição de grande montra dos produtos locais de qualidade. Este certame conta com organização da Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida (ARCOLSA), em conjunto com representantes dos setores vitivinícola, panificação e doçaria e com os apoios (logístico, técnico e financeiro) do Município de Palmela, que considera a promoção dos produtos tradicionais determinante para a preservação dos ecossistemas rurais e o desenvolvimento sustentável do território, tendo aprovado, por unanimidade, na reunião descentralizada de 16 de fevereiro, a proposta de atribuição de apoio financeiro no valor de 4.000€ à ARCOLSA, como contributo para a realização do Festival Queijo, Pão e Vinho.