Confraria Gastronómica «O Moliceiro» promove evento gastronómico dedicado à enguia da Ria de Aveiro.
A enguia sempre foi o produto mais nobre que a Ria oferece. A Murtosa sempre teve a enguia na base da sua gastronomia mais rica e apurada. Pode memso dizer-se que é o seu verdadeiro ex-libris.
É exatamente para celebrar essa tradição gastronómica que a Confraria realiza o XI Festival Gastronómico da Enguia nos próximos dias 7 e 8 de Outubro no Cais do Bico – Murtosa.
Não esquecer que a preparação da caldeirada será feita de acordo com os princípios utilizados pelos pescadores da Murtosa na sua forma tradicional e única na região
Programa
– 12,30 H, receção aos participantes, com o serviço de um Vinho Fino D`Honra e entradas diversas.
– 13,00 H, Início do almoço (Enguias fritas, caldeirada de enguias, sopa de enguias, etc).
– Animação.
– 14,30 H, Passeio em Barco Moliceiro e Bicicleta.
Informações: Confrades Teixeira da Silva ou José Valente, através dos contactos 917241869, 917530407 ou email moliceiro@hotmail.com
A Confraria Gastronómica «O Moliceiro», com sede na Ribeira de Pardelhas, concelho da Murtosa, assume como missão a “Preservação e salvaguarda do receituário das ementas ribeirinhas à Ria, desde Ovar até Mira. Também tem por fim a preservação das espécies autóctones”.