Muito apreciado e consumido em particular na região da Grande Lisboa, o «pão de Mafra» tem festival de 7 a 16 de julho.
O Festival do Pão realiza-se de 7 a 9 e de 13 a 16 de julho, com entrada gratuita, no Jardim do Cerco, com vista para o Real Edifício de Mafra, que comemora 300 anos do lançamento da sua primeira pedra.
Para além de constituir uma oportunidade de saborear as diversas ofertas de ‘Pão de Mafra’, estarão também à disposição dos visitantes as mais variadas especialidades gastronómicas regionais, disponíveis nas tradicionais “tasquinhas” e nas bancas das pastelarias locais. Evidenciando a ligação ao universo rural, aliando tradição e modernidade, o evento integra a exposição e venda de artesanato e de produtos locais, a feira saloia, assim como uma exposição de veículos e alfaias agrícolas.
Na sétima edição do festival, volta a decorrer o fórum do pão que, reunindo reputados oradores, promove a reflexão em torno deste alimento essencial que é o pão, e conta este ano com a presença de uma delegação de Leimen, Alemanha, contribuindo para a internacionalização do evento.
Do programa, destaca-se ainda a Gala Equestre, com a Reprise da Escola de Mafra, e o concurso de exibição de atrelagens pela Associação Portuguesa de Atrelagem.
Diversas atividades de animação cultural complementam a iniciativa, nomeadamente as atuações de folclore e um cartaz musical que inclui a Orquestra Ligeira do Exército (7 de julho), Raquel Tavares (8 de julho), Ala dos Namorados (09 de julho), The Covers (13 de julho), Jorge Vadio (14 de julho), Alberto Índio (14 de julho) e Tiago Bettencourt (16 de julho).
Consulte o programa completo
https://www.cm-mafra.pt/sites/default/files/festival_do_pao_2017.pdf