//Festival do Butelo e das Casulas’

Festival do Butelo e das Casulas’

Em Bragança, no Carnaval, a gastronomia e o ‘entrudo’, com os caretos, são garantia de autenticidade.

De 21 a 26 de fevereiro, a mais genuína Gastronomia e o melhor do Património Cultural de Trás-os-Montes juntam-se em Bragança para um evento único, o Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos, num fim de semana intenso, que funde o melhor do fumeiro transmontano, o Butelo com Casulas, e os protagonistas das mais autênticas tradições de inverno, os Caretos.

Antes de mais, quem não conhece, fique a saber que este pratoregional e tradicional é composto pelo Butelo, um enchido cujo recheio é feito com ossinhos do espinhaço e costela de porco de raça bísara, ainda com alguma carne, que fica a fumar durante duas a três semanas. É acompanhado por casulas, a vagem de feijão seca que, depois de demolhada durante umas horas, é cozida com o enchido, normalmente na água da segunda cozedura deste.

Festival do Butelo e das Casulas

Este ano, além do espaço de venda de fumeiro (com especial enfoque no Butelo) e produtos regionais, há também demonstrações gastronómicas, com a Chefe Justa Nobre, o Chefe Marco Gomes e o Chefe António e os seus formandos do IEFP; “Butelo de Histórias” – Hora do Conto & Atividade Criativa, num momento recreativo e de aprendizagem com os mais novos (público-alvo: famílias com crianças dos 3 aos 10 anos).

Mas as novidades na Praça Camões não ficam por aqui. A pensar nas famílias, o Município de Bragança preparou, também, uma “Tasquinha”, para degustação de fumeiro e outros produtos típicos e, com o objetivo de valorizar, sobretudo, a gastronomia típica e a economia local, o Município de Bragança promove, a par do certame, a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas, que este ano conta com 33 restaurantes aderentes.

No domingo dia 23, pelas 11 horas, a ‘Confraria do Butelo e da Casula’ realizam um capítulo para receber (e entronizar) novos confrades.

Caretos

O tradicional Carnaval dos Caretos, que anualmente reúne, em tempo de entrudo, centenas dos mais tradicionais e autênticos Mascarados da Península Ibérica na cidade de Bragança, apresenta-se repleto de novidades. Os verdadeiros Caretos, nascidos das entranhas do mundo rural, libertam-se do seu meio natural e tomam de assalto a cidade, num momento único que valoriza as tradições, promovendo-as e permitindo a habitantes e visitantes, um contacto direto com este mundo ancestral e autêntico.

O Carnaval dos Caretos termina, no dia 26 de fevereiro (quarta-feira), nas ruas do centro histórico, onde “o Diabo, a Morte e a Censura” saem à rua, recriando uma tradição secular da cidade de Bragança.

Mais informação em: www.cm-braganca.pt