//Festival do Borrego em Celorico da Beira
festival do borrego

Festival do Borrego em Celorico da Beira

Nos próximos dias 15 e 16 de outubro, a freguesia de Carrapichana, no município de Celorico da Beira, recebe o XIV Festival do Borrego.

O evento pretende valorizar e promover o Borrego da Serra da Estrela DOP, contribuindo para a sua comercialização e para a divulgação da gastronomia local.

Segundo o município, o Borrego da Serra da Estrela DOP caracteriza-se pela sua “qualidade ímpar e é uma carne que pode ser confecionada de diversas maneiras, resultando sempre pratos de sabor inigualável, fruto da alimentação à base de leite materno, carregado de aromas e propriedades, que tornam a carne tenra e de cor clara.”

Este ano, o festival conta com uma feira de artesanato e produtos da região, leilão de borrego Serra da Estrela, tasquinhas, prova de vinhos, degustações, animação diversa, música tradicional, concertos, oficinas, atividades desportivas e culturais.

 

festival do borrego

 

Sendo o borrego o ‘rei da festa’ e a atração principal, poderá deliciar-se com esta iguaria no recinto da feira ou, adquiri-lo no tradicional leilão e levá-lo para casa.

A organização do certame conta com a colaboração de diversas entidades, entre as quais, a junta de freguesia local e a Estrelacoop.

 

festival do borrego

 

O Festival do Borrego é apenas o mote para uma visita a Celorico da Beira, Capital do Queijo Serra da Estrela e região por excelência de criação de borrego.

São muitos e variados os motivos para uma visita: gastronomia, história, património arquitetónico, cultura, tradição, etc.. No entanto, nesta época do ano, as deslumbrantes paisagens de montanha, engalanada com o seu manto pintado de tons dourados, castanhos, verdes, vermelhos e amarelos, por si só, justificam uma vista”, referiu o município em comunicado.

Para além do Festival do Borrego, o município de Celorico da Beira, promove de 17 a 23 de outubro, a Semana Gastronómica do Borrego Raça Bordaleira, nos restaurantes do concelho aderentes.

 

 

Fonte: CM Celorico da Beira

Imagens: CM Celorico da Beira