Entre 14 e 17 de julho, regressa à Sertã o Festival de Gastronomia do Maranho, uma iniciativa focada na promoção do talento local e dos saberes e sabores deste município.
O Festival é considerado o maior evento de gastronomia e atratividade turística da região e tem como objetivo principal dar a conhecer aquela que é considerada uma das melhores iguarias do concelho, o Maranho, assim como animar a comunidade local e os turistas, com muitas atividades tradicionais e concertos de inúmeros artistas.
Para além do destaque para este prato tão típico da Beira Baixa, que será rei nos diversos restaurantes da vila, haverá também espaço para outros produtos gastronómicos locais, como doces, vinhos, queijos e charcutaria. Outras atividades primárias relacionadas com a área agroalimentar e o comércio local tradicional serão igualmente reconhecidas por todo o espaço.
De forma a reforçar a oferta e levar os turistas a conhecer um pouco melhor a Sertã, este ano o certame irá decorrer um pouco por toda a vila, levando os visitantes a explorar diversos cantinhos e desafiando-os a experimentar o Maranho.
O leque de restaurantes e oferta gastronómica foram alargados, sendo possível, este ano, vivenciar o evento de forma mais descentralizada.
Não faltarão as tasquinhas e junto ao palco principal será também possível encontrar diversos petiscos regionais e bebidas.
O Festival de Gastronomia do Maranho posiciona-se como um encontro gastronómico e uma referência na região centro. Este é também uma celebração de costumes e tradições que pretende dar palco a atividades culturais e familiares, através de demonstrações e workshops desenvolvidos em exclusivo pelas freguesias da região.
O programa detalhado será revelado em breve, mas os pequenos grupos musicais da zona da Sertã, a promoção do talento local, os saberes e sabores do município têm assumidamente um papel fulcral na promoção do património e estarão sempre em destaque ao longo dos quatro dias do evento.
Para Carlos Alberto de Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, “O festival deste ano é uma aposta reforçada na gastronomia, mas também na cultura local. Temos ainda mais restaurantes aderentes e associações locais em destaque e, queremos dar palco ao melhor que se faz na região da Sertã, cada vez mais procurada pelos portugueses e estrangeiros. O slow living e a boa gastronomia portuguesa, com o melhor que a região oferece, são motivos pelos quais o turismo local tem crescido”.
O responsável pela iniciativa reforça ainda: “Vamos ter quatro dias muito preenchidos, de manhã à noite, com inúmeras atividades para crianças, jovens e adultos, por isso este festival estará certamente na agenda de todos. Vamos ter muitas curiosidades da região, não só na zona central da Sertã, mas também espalhados por toda a vila.”