//Festival da Abóbora apoiou Bombeiros

Festival da Abóbora apoiou Bombeiros

Venda de abóboras e torta de abóbora ‘renderam’ 3.261,20€ destinados à aquisição de equipamento para os Bombeiros Voluntários da Lourinhã.

A 4ª Edição do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, que decorreu de 27 a 29 de outubro, contou com cerca de 7 mil visitantes durante os três dias do evento. Através das ações solidárias que ocorreram durante o Festival, como a venda de abóboras e da torta de abóbora, a organização do Festival angariou o total de 3.261,20€, que irão reverter para a aquisição de equipamento para os Bombeiros Voluntários da Lourinhã.

Uma das atrações do certame foi a exposição de Abóboras do Mundo com cerca de 50 espécies de abóbora, muito raras em Portugal, bem como a abóbora gigante, com 750 Kg que impressionou os visitantes.

Todos os pratos servidos na 4ª edição do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia, tiveram como ingrediente principal a abóbora, e foram confecionadas cerca de 1.500 refeições durante os 3 dias do Festival.

Na sequência do Festival, ocorreu o II Concurso Nacional de Abóboras do Festival da Abóbora da Lourinhã e Atalaia, que contou com a maior abóbora a nível nacional com 132cm, bem como, a mais pesada com 62,5 Kg.

Este ano, 10 restaurantes da região aderiram à Semana Gastronómica da Abóbora, destacando-se deliciosos e inovadores pratos com abóbora como Abóbora Recheada; Vitela no Forno com Abóbora, Creme de Abóbora; Pizza de Abóbora e Chevre entre muitos outros.

O II Concurso Nacional de Doces e Doçaria com Abóbora do Festival da Abóbora da Freguesia de Lourinhã e Atalaia foi outro dos pontos altos do Festival. Na categoria de “Preparado” o 1º lugar foi atribuído ao “Doce Mundo Salgado com o preparado Brisas de Gila”, destacando-se outras delícias como a Torta de Abóbora e o doce Lourinhã com o preparado Crocante Galeão da Peralta. Na categoria de “Doce”, o 1º lugar foi para “Delícias da Natureza com o doce Compota de Abóbora”, destacando igualmente o doce de abóbora e as Delícias da Natureza com o doce Compota de Abóbora com Physalis.

O Festival da Abóbora pretende valorizar a abóbora e os seus derivados, que neste festival são associados às criatividades e potencialidades locais. Incorpora componentes da Gastronomia, Turismo, Música Portuguesa, Artesanato, Exposições e componentes do conhecimento agregados nos workshops que decorreram ao longo do festival, prestados por instituições e empresas da região.