//Festas Juninas na restauração de Esposende
esposende

Festas Juninas na restauração de Esposende

Este ano será possível escolher entre 35 restaurantes com uma oferta gastronómica que coloca em destaque os sabores tradicionais e genuínos de Esposende. Os vinhos verdes, as cervejas e os licores artesanais harmonizam as celebrações.

“Para rematar, são várias as sugestões de sobremesas e doçaria, que casam lindamente com os licores artesanais que Esposende também produz”, refere a autarquia em nota enviada à imprensa.

Em parceria com as unidades de restauração do concelho, o Município de Esposende organiza mais uma edição das ‘Festas Juninas’, inseridas nas celebrações dos Santos Populares.

O mês de junho será, assim, repleto de sabores, convidando todos a participar numa diversidade de eventos que celebram a gastronomia local e os Santos Populares: Santo António, nos dias 12/13 de junho, São João, nos dias 23/24 de junho e São Pedro, nos dias 28/29 de junho. Segundo o Município “este evento afigura-se como uma excelente forma de dar as boas-vindas ao verão e ao período mais intenso de férias que se avizinha.”

Este ano há uma forte vontade de voltar a celebrar os Santos Populares na restauração local, com 35 restaurantes a aderirem à iniciativa. A tradição estará de volta às mesas destes estabelecimentos e as propostas gastronómica irão desde a sardinha acompanhada de batata produzida em território local, até à saborosa broa de milho, acompanhadas, como não poderia deixar de ser, pelos vinhos verdes, cervejas e licores artesanais do concelho.

Nestas festividades a sardinha será rainha, mas a época é também propícia à oferta do peixe local e sazonal mais fresco como, por exemplo, o carapau. “A acompanhar estas maravilhosas espécies de pescado, reiteramos a generosa qualidade dos nossos hortícolas, provenientes de solos atlânticos com característica únicas e invejáveis”, sublinhou o município.

Não faltará, portanto, a batata cozida, a salada de pimentos, o tradicional caldo verde, o fio de azeite, as frutas da época e os doces locais.

As ‘Festas Juninas’ têm como objetivos preservar as tradições populares e dinamizar a economia associada à restauração local e à comunidade piscatória, reforçando a ligação de Esposende com o mar, envolvendo operadores locais, comunidade e visitantes.

Este evento integra o Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2018_2022 e enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Mais informações em: visitesposende.com.

Leia também: https://jornalsabores.com/receituario-com-robalo/