//‘Festa do Vinho e das Adegas’

‘Festa do Vinho e das Adegas’

ÁVINHO-Festa do Vinho e das Adegas, em Aveiras de Cima, Azambuja, a 12, 13 e 14 de abril.

Na décima quinta edição da ÁVINHO, em complemento das adegas, onde os produtores locais abrem as portas a todo o público, a ÁVINHO 2019 receberá os visitantes com stands modernos e acolhedores onde não faltarão deliciosos doces e petiscos, ao longo das ruas do evento.

Por apenas 2,50 euros, o visitante adquire uma caneca de barro alusiva ao evento – que levará como recordação – e tem acesso a provar, gratuitamente, todos os vinhos da dezena e meia de vitivinicultores participantes na festa. Estes homens e mulheres abrem as suas portas, a todos, com a arte de bem receber, e partilham muitos segredos do bom vinho ribatejano que produzem.

Além da constante animação com bandinhas de rua, destaque para o fado amador itinerante pelas diversas adegas, na sexta à noite, e para o desfile etnográfico “O Ciclo do Vinho”, às quatro da tarde de sábado. As varandas e fachadas enfeitadas sob o tema do vinho, fruto do envolvimento da população local, são outro atrativo da festa. Recorde-se que todas as atividades da Ávinho têm entrada livre.

O programa inclui ainda espetáculos nos três dias, a exposição ‘Art’ e Vinho’, e na sexta feira o anúncio dos vencedores do 37º Concurso de Vinhos do Concelho de Azambuja e na visita inaugural às ruas da ÁVINHO, haverá a tradicional oferta (só neste dia) de febras, pão e vinho.
No sábado, grupos e carros alegóricos fazem a demonstração das diversas fases d’ “O Ciclo do Vinho”, desde a plantação do bacelo até à prova do vinho na taberna.
No último dia, domingo, as portas das adegas reabrem-se às três da tarde para novas provas.

A organização é uma parceria entre a Câmara Municipal de Azambuja, a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima e a ‘Associação Vila Museu do Vinho’, e conta com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.