//Festa do ‘Vinhão’ foi um sucesso

Festa do ‘Vinhão’ foi um sucesso

A segunda edição do FESTIVINHÃO – Festival Enoturístico de Arcos de Valdevez constituiu um sucesso que faz planear já a edição de 2018.

No sábado, apesar das temperaturas terem rondado os 40 graus, a Vila de Arcos de Valdevez encheu-se de visitantes e de população local que obrigaram ao consumo de mais de 500 kg de gelo nos 24 produtores e seis tasquinhas, apesar dos inúmeros frigoríficos espalhados pelo recinto.

A organização, solidária com a tragédia da comunidade de Pedrógão Grande, cancelou toda a animação na tarde de domingo, com exceção da componente expositiva.

Na sexta-feira além do Seminário FESTIVINHÃO com duas componentes, uma dedicada à Cultura da Vinha, outra à Relação Turismo e Gastronomia e Vinhos, decorreu o jantar de gala da entrega de diplomas aos vinhos seleccionados em prova cega e premiados nas categorias de Selecção do Ano (qualquer vinho da Região dos Vinhos Verdes, a concurso), Vinho de Arcos de Valdevez do Ano (vinho de vitivinicultor com sede em Arcos de Valdevez) e o Grande Prémio FESTIVINHÃO’17, destinado exclusivamente ao melhor vinho tinto da casta Vinhão a concurso na Selecção do Ano.

Eis a lista de prémios:

Grande Prémio Vinhão
‘Cerqueiral Vinhão 2016’ da Quinta do Cerqueiral, em Arcos de Valdevez. Enólogo: Pedro Magalhães

Vinhos de Arcos de Valdevez do Ano

Tinto – ‘Cerqueiral Vinhão 2016’ da Quinta do Cerqueiral.
Enólogo: Pedro Magalhães

Branco – ´Casa dos Borralhais Loureiro 2016’ do produtor Domingos Campos Dias.
Enólogo: Jorge Sousa Pinto

Rosé – ‘Cerqueiral Rosé 2016’ da Quinta do Cerqueiral.
Enólogo: Pedro Magalhães

Espumante de Vinho Verde – ‘Casa dos Borralhais Espumante Branco Bruto 2016’ do produtor Domingos Campos Dias. Enólogo: Jorge Sousa Pinto

Seleção do Ano 2017

Tinto – ‘Cerqueiral Vinhão 2016’da Quinta do Cerqueiral, de Arcos de Valdevez.
Enólogo: Pedro Magalhães

Branco – ‘Terras de Real Alvarinho 2016’ de Leonor da Conceição Rodrigues, de Melgaço.
Enólogo: José António Gonçalves

Rosé – ‘Adega de Ponte da Barca Rosé 2016’; Espumante de Vinho Verde Branco – ‘Adega Ponte da Barca Espumante Loureiro Bruto’ ; Espumante de Vinho Verde Tinto – ‘Adega Ponte da Barca Espumante Vinhão Bruto 2016’, da Adega Cooperativa de Ponte da Barca, CRL. Enólogo: José Antas Oliveira.