//Festa do Espumante
festa do espumante

Festa do Espumante

Evento em Melgaço retoma formato presencial com gastronomia, provas e música ao vivo.

A Festa do Espumante está preparada. O evento, que conhece a 7ª edição de 26 a 28 de novembro, no Largo do Mercado, em Melgaço, recupera o modelo presencial e apresenta uma programação intensa, que pretende valorizar os produtores e produtos locais de eleição, bem como os espumantes obtidos no ‘terroir’ de eleição da casta Alvarinho.

festa do espumante de melgaço

A Festa do Espumante reunirá no mesmo recinto os grandes artífices dos espumantes de Alvarinho da sub-região, proporcionando aos visitantes a possibilidade de conhecer as mais recentes edições. De igual modo, outros produtos melgacenses (fumeiro, queijos, mel, doçaria tradicional, entre outros) estarão igualmente representados e com possibilidade de aquisição. O espaço de restauração, em funcionamento contínuo no evento, terá menus tentadores para harmonização.

Diariamente, o evento receberá no palco provas comentadas que exploram a versatilidade gastronómica dos espumantes de Alvarinho, sessões conduzidas pelo sommelier e wine educator da Revista de Vinhos, Manuel Moreira. No capítulo do show cooking, três conceituados chefes serão protagonistas. Chakall (dia 26, pelas 19:00), Luis Américo (dia 27, 15:30) e Vitor Matos (dia 28, 15:30) apresentam propostas culinárias que terão por base alguns dos ingredientes mais famosos da sub-região, trabalhando-os de um modo criativo que irá, certamente, surpreender.

festa do espumante

As noites de 26 e 27 de novembro serão particularmente animadas com música ao vivo e atuações de DJ’s. Rui Afonso e o DJ Tata integram o cartaz de sexta-feira e, no sábado, será a vez do trio Bruno Pereira, Andréa Domingues e Roberto Martins, seguindo-se pela madrugada o DJ Pedro Simões (RFM).

Festa do Espumante, em Melgaço, tem entrada livre e realiza-se dia 26 (das 11:00 às 02:00), 27 (das 12:00 às 02:00) e 28 de novembro (das 12:00 às 18:00), no emblemático Largo do Mercado. O evento é uma organização do Município de Melgaço com produção da EV-Essência do Vinho e o apoio da Revista de Vinhos.

Os ‘sabores’ de Melgaço

A plantação de vinha, bem como a produção e transformação animal representa um importante fator de desenvolvimento da economia local que deve ser desenvolvido através da modernização das explorações e da valorização dos recursos humanos. Estes produtos representam hoje, fruto do investimento já realizado, um “produto de marca” do concelho.

Produtos locais e raças autóctones

O concelho de Melgaço vem-se afirmando como uma referência de qualidade e de oferta de produtos tradicionais, com as raças autóctones e os produtos locais certificados ou em vias de certificação a serem hoje um motivo de atração turística. Dois produtos que se destacam são o vinho Alvarinho e o fumeiro.