//Festa do Caldo de Quintandona
quintandona

Festa do Caldo de Quintandona

Os sabores tradicionais, o teatro e a música estão de volta à aldeia de Quintandona para mais uma edição da Festa do Caldo.

Nos dias 16, 17 e 18, a aldeia de xisto que se localiza na freguesia de Lagares e Figueira, no concelho de Penafiel recebe a 14ª edição desta festa em honra dos caldos tradicionais que foram, em tempos, a essência da alimentação rural local.

A Festa do Caldo insere-se no programa ‘Sentir Penafiel’ que dedica o mês de setembro, às artes, gastronomia e saúde.

No domingo, dia 18, a programação conta com o cortejo pela aldeia com a presença da Confraria do Caldo de Quintandona, confrarias convidadas e entidades oficiais.

 

quintandona

 

A Festa do Caldo de Quintandona aboliu a utilização do plástico descartável e vai optar, à semelhança do que aconteceu na edição anterior, por copos de barro e alumínio.

A animação conta com atuações de teatro, música tradicional, ranchos folclóricos, comediantes, espetáculos entre outros.

O evento conta ainda com espaço de artesanato e exposição de produtos locais.

Quintandona é uma aldeia integrada na rede Aldeias de Portugal e preserva, até hoje, a sua arquitetura singular, associada à atividade agrícola tradicional, que levou ao reconhecimento do seu valor cultural.

 

quintandona

 

Imagens: CM Alijó