//Festa da Castanha de Sernancelhe

Festa da Castanha de Sernancelhe

Espaço de referência na produção de castanha da variedade Martinha no nosso País.

É assim que a Câmara Municipal de Sernancelhe apresenta este evento que vai já na 27ª edição, registando “uma evolução extraordinária, mantendo sempre o objetivo inicial: ajudar a promover a castanha de Sernancelhe, ser uma montra para produtores e empresas, potenciar a venda daquele fruto e de outros produtos da terra”, refere nota da autarquia.

A edição de 2019 da Festa da Castanha decorrerá nos dias 25, 26 e 27 de outubro colocando em evidência os produtos à base de castanha, que estarão em exposição e para comercialização, disponibilizando uma vasta a oferta de gastronomia de castanha, não faltando os concursos da melhor castanha da Denominação de Origem Protegida Soutos da Lapa (DOP), e também do melhor doce, iniciativa em crescendo e que demonstra o espaço que a castanha conquistou na doçaria local e regional.

Neste concelho conhecido como a ‘Terra da Castanha’ pretende-se colocar em evidência a dinâmica do tecido empresarial local que, também graças à castanha, conseguiu, nestas mais de duas décadas e meia, transformar um produto subvalorizado num dos mais importantes no mercado, atingindo preços elevados e muito compensadores para os agricultores.

Durante três dias, o Expo Salão preenche-se com as cores de outono, as cores da castanha. Produtores e empresas, juntas de freguesia e restaurantes (que proporcionarão uma mostra constante da gastronomia local associada à castanha), grupos de concertinas e ranchos, crianças e jovens músicos, entre tantos outros, mostrarão aos visitantes que a castanha é sinónimo de festa e motivo de celebração por terras de Sernancelhe.

Castanha dos Soutos da Lapa DOP

Designa-se por Castanha dos Soutos da Lapa DOP os frutos obtidos a partir do castanheiro (Castanea sativa Mill), das variedades Longal e Martaínha.

A Castanha dos Soutos da Lapa DOP distingue-se pelas cores castanha avermelhada e muito brilhante dos frutos da cv Longal e castanha clara com brilho médio dos frutos da cv Martaínha.

O concelho de Sernancelhe está incluído na área geográfica de produção da Castanha dos Soutos da Lapa DOP, cuja história nos recorda que o castanheiro chegou a ser considerado a ‘árvore de pão’, tão grande era a importância que assumia na economia, hábitos alimentares e cultura.

A sua presença na culinária é marcada através de uma infinidade de pratos e opções como pudins, bolos etc., sendo numerosas as festas e feiras organizadas na região onde a castanha tem sempre um lugar de destaque.

(in Produtos Tradicionais Portugueses)