//Festa da Castanha regressa a Sernancelhe
festa da castanha

Festa da Castanha regressa a Sernancelhe

A Festa da Castanha assinala este ano, a sua 30ª edição, confirmando-se como o evento com maior longevidade do concelho.

Segundo o município, a autenticidade é uma marca da Festa da Castanha, certame que alia etnografia, arte, cultura e gastronomia.

Mantendo o formato tradicional, o evento primará por ser uma montra para produtores e empresas, impulsionando a economia, o artesanato, a cultura e as gentes de Sernancelhe e projetando turisticamente o território como espaço de história, onde a identidade se cultiva e celebra.”, lê-se no comunicado à imprensa.

Esta edição conta com sessões de showcooking, com a participação do chef Fábio Bernardino, concursos ‘Melhor Castanha Soutos da Lapa’ e ‘Melhor Doce de Castanha’ e animação musical, com grupos de música tradicional portuguesa e fado à desgarrada.

As iniciativas desportivas que se realizam no âmbito do evento, entres as quais, o passeio BTT ‘Rota da Castanha e do Castanheiro’ e o passeio equestre ‘Rota da Castanha’, são outro dos destaques.

A castanha Martaínha representa mais de quatro milhões de euros de receitas anuais para Sernancelhe e a Festa da Castanha desempenha um papel fundamental na valorização deste fruto e dos seus produtores.

A abertura do evento está agendada para o dia 28 de outubro, pelas 18:30 horas, no Expo Salão, e prolongar-se-á pelas pelos dias 29 e 30.

A TVI é parceira desta edição, realizando o programa ‘Somos Portugal’ no dia 30 de outubro.