//‘Feira dos Vinte’ dá nome a confraria

‘Feira dos Vinte’ dá nome a confraria

Já foram entronizados os primeiros 20 confrades da ‘Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte.

A ´Feira dos Vinte’, na freguesia da Vila de Prado, município de Vila Verde, terá tido origem no século XIV e realiza-se (diz-se que desde essa altura) no dia 20 de janeiro, sendo no evento que se estabelecia o preço do gado para o resto do ano.

Quanto à novel confraria, Miguel Peixoto, um dos fundadores conta que a iniciativa partiu de um grupo de dezoito amigos, que todos os anos se reúnem para a tradicional Noite das Provas, no dia 19 de janeiro, em que se degustam as papas de sarrabulho e se prova o vinho.

Assim, no passado dia 12 de janeiro foram entronizados os primeiros 20 confrades (18 membros individuais e 2 entidades: Junta de Freguesia e Paróquia da Vila de Prado) prometendo dar ainda mais força à ‘Noite das Provas’, um jantar com as tradicionais papas de sarrabulho com rojões e o vinho tinto verde da região que acontecerá no dia 19 de janeiro.

Miguel Peixoto revelou que existem duas motivações muito claras e objetivas. “Queremos dar ao certame uma outra importância, uma outra dignidade. A par disso, vemos também aqui uma boa forma de promover a Feira dos Vinte ao longo de todo ano, visto que a confraria será convidada para participar noutras atividades, nomeadamente os capítulos de outras confrarias”, disse o confrade fundador acrescentando que existe também alguma carga simbólica associada, já que ”entramos no ano 2019, número que combina com a feira dos 20, pois é uma festa que acontece da passagem do dia19 para o 20”.

A principal iguaria desta confraria gastronómica é as papas de sarrabulho e há a promessa de que “estará nos nossos regulamentos a descrição de como preparar as papas de sarrabulho, que passam a chamar-se “papas à moda dos vinte”.
Uma boa oportunidade para conhecer a confraria e provar as “papas à moda dos vinte” é visitar a Vila do Prado, no próximo dia 20 de janeiro e participar na tradicional festa em honra de São Sebastião ou Feira dos Vinte.