//Feira de Doçaria Tradicional em Abrantes

Feira de Doçaria Tradicional em Abrantes

No último fim-de-semana de outubro Abrantes recebe as iguarias da doçaria portuguesa, complementadas por um programa de actividades gratuitas para toda a família.

Os visitantes poderão contar com doçaria, licores, mel e compotas de Felgueiras, Vila Real, Lamego, Amarante, Ovar, Aveiro, Tentúgal, Alcobaça, Torres Novas, Caldas da Rainha, Sertã, Ponte de Sôr, Portalegre, Évora, Reguengos de Monsaraz, Madeira, Açores, Sardoal e Abrantes.

A abrir este doce certame, na sexta-feira, dia 27 de Outubro, irá haver uma demonstração de doçaria ao vivo, pelos alunos do curso de Técnico de Cozinha/Pastelaria, da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, que irão apresentar uma sugestão de sobremesa, que integra vários doces regionais.

Do programa de animação, destacam-se as actividades dirigidas ao público infantil com o espectáculo de marionetas “Mãos ao Alto!”, logo na manhã de dia 28 de Outubro. Também com marionetas serão contadas histórias, nas “Histórias de Sonho”, pelas 16h de sábado. Balões e pinturas faciais farão as delícias dos mais pequenos, entre as 15h e as 16h, de sábado e domingo. No domingo, pelas 11h, haverá uma oficina de doçaria para ensinar a fazer as línguas-de-gato e os beijinhos, característicos da tradição de “pedir os bolinhos”, não só para as crianças, mas também dirigida aos adultos que as acompanham. Durante a feira será, também, realizada outra oficina apenas para adultos sobre os “prazeres sem glúten”, no sábado, dia 28 de Outubro, às 10h.

Na música, o cardápio é composto pelo VI Encontro de Música Tradicional Portuguesa, dinamizado pelo Orfeão de Abrantes, com grupos de Abrantes, de Monte Real (Leiria) e Monte do Arneiro (Nisa), que irão actuar na sexta-feira e no sábado. A fazer arruada pelo Centro Histórico, na manhã de sábado, passará o grupo de concertinas “Sons Lusitanos”. Na noite de 28 de Outubro, haverá um espectáculo de tributo a Queen com a banda “A Kind of Queen”. Ainda, no panorama musical, o certame, terá no seu encerramento um Encontro de Tocadores de Instrumentos Tradicionais, no domingo, dia 29 de Outubro.

A 16ª Feira Nacional de Doçaria Tradicional, organizada pela Câmara Municipal de Abrantes, em colaboração com a TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, vai realizar-se de 27 a 29 de Outubro. Na sexta-feira, irá abrir às 17h e encerrar às 23h. No sábado, a mostra de doces estará patente das 10h às 23h. Já no domingo, pode comprar as iguarias nacionais a partir das 10h até às 20h. Para mais informações e inscrições nas actividades, consulte os site www.cm-abrantes.pt e/ou www.tagus-ri.pt.