//Feira do Vinho agradece a viticultores afetados pelos incêndios

Feira do Vinho agradece a viticultores afetados pelos incêndios

A 27.ª edição da Feira do Vinho do Dão de Nelas vai “dizer um muito obrigado público” aos viticultores que foram afetados pelos incêndios de 2017.

O agradecimento prende-se com o facto de, apesar da grave situação, decidirem, ainda assim, participar no certame, disse à Lusa a vice-presidente da Câmara. “Vamos chamar ao palco alguns dos viticultores afetados pelos incêndios de 2017, no sentido de lhes dar publicamente o nosso enorme obrigado e o nosso enorme bem-haja pela coragem, pela resiliência que demonstram não abandonando as suas propriedades”, explicou Sofia Relvas.

Recordando que os viticultores da região fizeram já significativos reinvestimentos sem terem ainda recebido qualquer compensação, a vice-presidente da autarquia de Nelas revelou que este ‘obrigado simbólico’ será acompanhado pela entrega de um carvalho, enquanto árvore autóctone e resistente, forte, que simboliza um bocadinho esta força que achamos que quem foi afetado pela tragédia dos incêndios merece receber”, esclareceu.

Esta homenagem decorre na sessão de abertura que está marcada para a tarde de sexta-feira, na presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, apesar de o certame começar de véspera, em Santar, num dia destinado a profissionais da área do vinho.

Durante os três dias da 27.ª edição da Feira do Vinho do Dão de Nelas, os visitantes poderão assistir a oficinas, mesas de prova, degustar menus gastronómicos, comprar vinho das sete sub-regiões do Dão representadas em mais de 50 produtores e assistir a momentos musicais únicos, como é o caso do da Contracanto.

Sofia Relvas destacou o habitual concurso de vinhos, onde participam todos os produtores inscritos na feira que assim o queiram, com duas marcas de vinhos próprios, sendo que a primeira eliminatória acontece no dia 30 e os 10 melhores vinhos tintos e os 10 melhores brancos estão à prova no sábado e, no domingo, serão divulgados os melhores de cada categoria.

Com mais um dia de feira e com um orçamento à semelhança do ano anterior, 120 mil euros, a vice-presidente explicou que a autarquia “está a tentar maximizar o mais possível o conjunto de parcerias na feira” de forma a manter “a qualidade do certame a que as pessoas já estão habituadas”.