//Feira do Queijo Serra da Estrela será em abril
feira do queijo da serra da estrela

Feira do Queijo Serra da Estrela será em abril

Está marcado para abril o certame dedicado ao afamado queijo de ovelha, o Queijo Serra da Estrela DOP.

Este ano tendo em conta a incerteza das regras de gestão da pandemia, a Câmara Municipal de Seia decidiu adiar para abril a realização da tradicional Feira do Queijo Serra da Estrela.

O certame dedicado ao afamado queijo de ovelha, que há 44 anos acontece em Seia, no fim de semana de Carnaval, terá lugar nos dias 23, 24 e 25 de abril. A decisão do adiamento da feira foi tomada  pela Câmara Municipal, após reunião com os produtores do concelho e as associações parceiras. Analisadas as contrapartidas financeiras, sociais e económicas, face à evolução da situação pandémica e as contingências de segurança que teriam de ser implementadas, foi entendimento geral não estarem reunidas as condições favoráveis para a realização da feira, na data tradicional.

feira do queijo da serra da estrela

Neste certame o convite é para saborear os produtos regionais, onde o Queijo Serra da Estrela DOP assume maior protagonismo, mas também outros produtos endógenos como o pão, o vinho do Dão, os enchidos, o azeite e o mel. 

O Presidente da Câmara Municipal, Luciano Ribeiro, considera esta decisão assertiva e mais prudente, “pelos riscos acrescidos que nesta fase um evento desta dimensão e natureza poderá implicar, na propagação do vírus, e contrapondo o investimento associado a esta iniciativa para um número reduzido de pessoas.”

Para o edil, “embora a feira pudesse renovar o formato digital do ano transato, o conhecimento que temos hoje e os inputs que os próprios produtores nos fazem chegar, consideramos fundamental que a Feira aconteça nos moldes habituais. Além de que, a aposta na feira não se esgota no certame, tem repercussões muito positivas na economia local.”

A organização sublinhou o facto de este ser um evento que requer proximidade e contacto entre pessoas, num ambiente de festa e muita animação. O fator de sucesso da Feira do Queijo de Seia está muito ligado às sensações, prendendo-se com a degustação dos produtos e com a relação que se estabelece com quem os produz. Para além disso, neste certame, há toda uma envolvência criada em torno do Mercado, desde a mostra de artesanato, à singularidade do programa de animação que habitualmente acompanha o evento (demonstrações ao vivo da feitura do queijo, enchido, confeção de pratos típicos, ordenha da ovelha e da própria animação promovida pelas associações locais), muito difícil de reproduzir em formato digital e que são importantes fatores de atração.

 

Queijo Serra da Estrela DOP

O queijo Serra da Estrela DOP é obtido a partir de leite cru de ovelha, da raça Bordaleira da Serra da Estrela ou Churra Mondegueira. Trata-se de um queijo curado, que pode apresentar pasta semi-mole amanteigada e cor branca amarelada (Queijo Serra da Estrela) ou, pasta semi-dura a extra-dura de cor laranja acastanhada (Queijo Serra da Estrela Velho).

Este queijo é o mais antigo de todos os queijos portugueses, sendo reconhecido internacionalmente pelas suas características organolépticas. Foi introduzido em Portugal pelo povo Romano. Já durante a Idade Média era mencionado nas letras do poeta Gil Vicente.

Em 1287, o Rei Dom Diniz criou a primeira queijaria no concelho de Celorico da Beira, na região da Serra da Estrela. Este queijo representava uma nutritiva e duradoura fonte alimentar, sendo por isso utilizado pelos grandes exploradores durante as suas viagens. Em 1885 chega às cidades de Lisboa e Porto, aumentando a sua fama.