De 20 a 22 de setembro, Papas de Abóbora, Sopas da Terra e apresentação do doce “Delícia de Soza”, entre a oferta do certame.
Promovida pela Confraria dos Sabores da Abóbora e pelo Município de Vagos, a 8ª edição da Feira da Abóbora, realiza-se em Soza, naquele concelho de 20 a 22 de setembro.
Entre as atividades programadas conta-se a apresentação do doce a “Delícia de Soza”, criado pelo chefe João Moreira, o concurso ‘Sopas da Terra’, culinária ao vivo de abóbora para crianças, com o apoio da Escola Profissional Infante D. Henrique, um espetacular concurso para eleger a maior abóbora e ainda os concursos de escultura em abóboras e também uma competição para escolher as melhores papas de abóbora.
Não faltarão tasquinhas, sessões de reflexologia, exposições e mostras de vários produtos regionais, espetáculos musicais e muita animação.
O evento tem como finalidade divulgar e mostrar a potencialidade da abóbora tão utilizada, ao longo dos tempos, no concelho de Vagos, assim como valorizar e promover os recursos endógenos da região.
A Feira da Abóbora é uma das ações promovidas pela Confraria dos Sabores da Abóbora, pelo Município de Vagos e pela Junta de Freguesia de Soza, que se tem revelado de extrema importância para a divulgação deste fruto/legume no mercado nacional e mesmo internacional.
Confraria dos Sabores da Abóbora
Fundada em 2011, esta confraria pretende mostrar as diferentes formas de confecionar a abóbora na gastronomia desta região.
Em simultâneo, pretende divulgar as tradições e a cultura próprias desta vila, principalmente as caraterísticas ‘Papas de Abóbora de S. Sebastião’, que se festejam no fim de semana imediatamente a seguir ao dia 20 de janeiro. Nove dias antes desta data realizam-se as novenas: as pessoas reúnem-se na capela e cantam orações próprias dedicadas ao Mártir S. Sebastião.
You must be logged in to post a comment.