José Carlos Malato (RTP1) dedicou esta receita ao Chefe Silva
Esta foi a receita que o apresentador de televisão integrou na Biografia do Chefe Silva, com quem trabalhou durante alguns anos.
O comunicador televisivo confessa que “já tinha admiração pelo Chefe Silva que conhecia de ver na televisão. Ele era a minha grande referência em termos de culinária, ainda por cima eu, que gosto tanto de comer. E depois tive o prazer de trabalhar com ele durante um ano e tal”.
Favas ‘da minha mãe’
Ingredientes
1 kg de entrecosto; 2 kg de favas; 1 linguiça pequena; 1 farinheira; 7 dentes de alho; 1 dl de azeite; 1 molho de coentros; 1 ramo de hortelã; 1 colher (chá) de colorau; 1 alface; sal e pimenta q.b.
Preparação
Tempere primeiro o entrecosto com 2 dentes de alho previamente picados, sal e pimenta. Deixe repousar durante uma hora. Num recipiente de barro coloca-se o azeite e a linguiça cortada em rodelas. Deixe saltear um pouco. Junte depois as favas com o molho de coentros, a hortelã, os restantes dentes de alho picados, o colorau e uns golinhos de água. Tape o recipiente e deixe cozinhar em lume brando. Tempere de sal e pimenta e acrescente mais um pouco de água, se necessário.
Frite depois o entrecosto e a farinheira e junte-lhes as favas depois de suarem.
Sirva decorado a gosto e acompanhado com alface em tirinhas muito finas (como caldo verde)
Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa – Confidencial Reserva tinto 2016
As castas deste vinho permanecem ‘no segredo dos deuses’, porém os aromas a frutos vermelhos também são reveladores na boca a par com a sua complexidade, as notas de madeira e o perfil seco que o caracteriza, apontamentos que alinham, na perfeição, com este prato de entrecosto com favas.
Confidencial Reserva tinto 2016
Patrocínio:
(25% do valor do patrocínio é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.)
Nota – As Receitas dos Amigos do Chefe Silva integram a ‘Biografia do Chefe Silva’ editada em livro em 2008 e publicada agora em capítulos semanais no Jornal dos Sabores.
You must be logged in to post a comment.