//Fatias de Alho (Amigos do Chefe Silva)

Fatias de Alho (Amigos do Chefe Silva)

“Maravilhosa e perfumada sopa alentejana”, uma receita de Maria de Lourdes Modesto.

“Se tivesse que convidar o Chefe Silva para almoçar, servia-lhe esta maravilhosa e perfumada sopa alentejana, desconhecida dos distraídos, mas que recordo confecionada pela Mãe e continua a representar para mim o sabor do amor. Depois dela só uma encharcada. Depois, depois viria a propósito uma boa sesta.”
(Maria de Lourdes Modesto)

Ingredientes
2 Colheres de sopa de banha; 125 g de chouriço de carne; 100 g de toucinho; 400 g de entrecosto temperado com massa de pimentão; 1 boa cabeça de alhos; 1 folha de louro; 1 Lt. de água; 3 colheres de sopa de vinagre de vinho; 3 ovos; sal; 500 g de pão alentejano.

Modo de Fazer
Corte as carnes em bocados e aloure-as na banha bem quente. Retire-as do recipiente e reserve. Pele os alhos, corte-os em rodelas e, na gordura que ficou das carnes, aloure-os ligeiramente com o louro. Regue com a água, junte o vinagre e deixe levantar fervura. Com o caldo a ferver, adicione os ovos previamente batidos, mexendo de modo a obter-se farrapos.
Corte o pão em fatias grandes e introduza-as no caldo. Depois de molhado, retire o pão, deite-o no recipiente de serviço, disponha as carnes por cima e regue com o caldo. Sirva bem quente.

 

Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa (Solar da Marquesa branco 2018)
Trata-se de um Vinho Leve, designação típica da Região Demarcada de Lisboa atribuída a vinhos frutados e frescos, com boa acidez e baixo teor alcoólico (inferior a 10,5%). São estas as características deste vinho feito a partir da casta branca Moscatel Graúdo que melhor combinam com as fatias de alho sugeridas pela ilustre gastrónoma Maria de Lourdes Modesto.
(Solar da Marquesa branco 2018)
(www.casaagricolanicolau.pt)

Patrocínio:

(25% do valor do patrocínio é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.)

Nota – As Receitas dos Amigos do Chefe Silva integram a ‘Biografia do Chefe Silva’ editada em livro em 2008 e publicada agora em capítulos semanais no Jornal dos Sabores.
https://jornalsabores.com/category/gastronomia/chefe-silva/

Receita confecionada por alunos e formadores da ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e fotografada por António Cabral.