//Fataça na telha

Fataça na telha

Uma proposta tradicional das populações da zona ribeirinha do Tejo (Ribatejo)

A Tainha é conhecida na região do Ribatejo como fataça, uma designação que evita um certo preconceito em relação às tainhas que se observam em zonas poluídas. Tainha, fataça ou muge é a designação vulgar de vários peixes da família dos mugilídeos.

Sobre a origem desta iguaria há quem a atribua à “ TI JULHA MAÇAROCA”. Se foi ela quem efetivamente a criou ou se recuperou um saber fazer das gentes da beira-Tejo, a verdade é que foi esta ‘mestre’ da cozinha popular que a divulgou e a serviu com muito êxito, durante muitos anos.

O ‘Modo de Fazer’ que aqui apresentamos não inclui as tradicionais tiras de toucinho entremeado. Se for essa a sua opção, deve colocar a referida gordura entre as postas ou, se no peixe fizer apenas uns cortes, o toucinho será colocado nestes.
Também na forma tradicional de confeção se utilizam duas telhas, uma sobre a outra, dentro das quais o peixe vai ao lume de lenha feito no chão ou ao forno de lenha.
A nossa proposta é mais ‘light’ e tem como objetivo a possibilidade de preparação num forno doméstico.

Siga, portanto, os ‘passos’ indicados através das fotos e do texto que se segue.

                         

       

                   

Fataça assada na telha

1 – Preparar os Ingredientes: fataças; cebolas; batatas; azeite; colorau; alho; louro; vinagre; salsa e sal. (exemplificativo, sem rigor nas quantidades)
2 – cortar o peixe em quatro postas e temperar com sal
3 – cortar as batatas em quartos e temperar com sal
4 – num recipiente juntar a cebola picada e o azeite; colorau; alho; louro; vinagre; salsa e sal.
5 – colocar o peixe no fundo da telha, nos topos da qual terá colocado massa de pão crua, para evitar que o molho escorra para fora do recipiente (telha).
6 – deitar os ingredientes por cima do peixe
7 – colocar as batatas em volta do peixe. Para evitar que fiquem ‘mal cozidas’ as batatas deverão cozer antes e acabarem (corarem) no forno.
8 – levar ao forno bem quente o tempo necessário em função da dimensão do peixe e as batatas ficarem coradas.