//Fado e um milhão com vinho na mão

Fado e um milhão com vinho na mão

ViniPortugal quer reunir um milhão de pessoas para brindar a 2021 ao som da fadista Gisela João.

Com um concerto no dia 28 de dezembro, transmitido para todo o mundo via streaming, a ViniPortugal quer encerrar 2020 com uma homenagem à resiliência, ao esforço e capacidade de superação e reinvenção desenvolvidos pelos produtores nacionais e pela indústria mundial do vinho e celebrar a união e o sucesso para o Ano Novo.

Este é o mote para uma iniciativa inédita: reunir um milhão de apreciadores dos Vinhos de Portugal, espalhados pelo mundo, incluindo as comunidades portuguesas na diáspora, para brindar a 2021 e assistir a um concerto exclusivo da fadista Gisela João, emitido em direto, via streaming, no dia 28 de Dezembro, pelas 21 horas (hora de Lisboa).

Intitulado “Wines of Portugal, a World of Music ”, o espetáculo será o primeiro concerto digital promovido pela chancela “Vinhos de Portugal/Wines of Portugal”. Poderá ser acompanhado em direto através da página de Facebook da Wines of Portugal, a partir da qual os utilizadores serão redirecionados para uma ‘sala’ virtual dedicada, acessível através de smartphone, tablet, PC ou Smart TV. O público será desafiado a publicar, no dia do concerto, uma foto com um copo de vinho português na mão com o hashtag #wineofportugal para criar uma corrente de partilhas nas redes sociais.

A opção por um concerto de fado surgiu naturalmente pelos pontos em comum existentes entre as duas realidades. O fado, tal como o vinho, é um grande símbolo da identidade portuguesa e um património de inigualável valor que leva o melhor do País mundo fora. Da mesma forma que Portugal é reconhecido em todo o mundo pela qualidade e diversidade de castas autóctones, também o fado é uma herança musical do país, que remonta à década de 1820 e declarado Património Mundial pela UNESCO.

“Queremos desafiar as pessoas, em todo o mundo, a relaxarem durante uma hora e a assistir a uma atuação da nossa conhecida fadista Gisela João. 2020 não foi um ano fácil e queremos homenagear todos os nossos produtores e a indústria mundial do vinho em geral, oferecendo-lhes este momento cultural de união. E o momento será ainda melhor com um copo de vinho português na mão, claro!”, afirma Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.