//Exportação de vinho aumentou 10%

Exportação de vinho aumentou 10%

Resultados do primeiro semestre deste ano revelaram subida dos mercados da China, do Brasil e, sobretudo, de Angola.

O comunicado do Ministério da Agricultura revela que as exportações de vinho cresceram 10%, face a igual período do ano passado e destaca a recuperação de mercados como a China, com 29% e o Brasil com 79%. Mas a mais significativa foi a recuperação do mercado angolano que, depois de um período de queda, registou um aumento de 136% face ao período homólogo.

A nível interno registou-se um crescimento de 3% entre janeiro e junho, com o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Vieira, considera que esse acréscimo “está seguramente ligado ao crescimento do turismo, associado à recuperação do setor da restauração, que apresenta um aumento de vendas de 17,6%”.

O governante considera que a afirmação do setor do vinho nos mercados estrangeiros “é já uma evidência”, e atribui esse desempenho “a um cada vez maior reconhecimento da qualidade e da diversidade dos vinhos portugueses, para os quais os produtores têm seguido uma estratégia determinada de investimento na inovação”.

A par do crescimento das exportações do vinho, o Ministério destaca também a subida de 15% das vendas ao exterior por parte do setor agroalimentar.