//Exportação dos vinhos portugueses cresceu
vinhos portugueses

Exportação dos vinhos portugueses cresceu

Em 2021 as exportações de vinhos portugueses cresceram 3,8% em volume e 8,6% em valor.

De acordo com o INE, de janeiro a novembro de 2021, as exportações de vinho registaram um crescimento de 3,8% em volume, de 8,6% em valor e de 4,6% em preço médio, em comparação com o período homólogo do ano anterior, com o Douro a atingir os 547 milhões de euros.

As exportações de vinhos portugueses cresceram 3,8% em volume e 8,6% em valor entre janeiro e novembro, comparativamente com 2020, com o Douro a aumentar 11% em quantidade e 18% em valor, aproximando-se dos 547 milhões de euros. Os dados são do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) e foram divulgados no passado dia 12 de janeiro, em comunicado, pelo Ministério da Agricultura.

“Os vinhos portugueses têm revelado uma evolução notável, em grande parte impulsionada pelas exportações. Os dados agora divulgados pelo INE vêm sublinhar isto mesmo, ao mesmo tempo que evidenciam a resiliência do setor”, afirmou a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, citada no comunicado.

De acordo com o INE, de janeiro a novembro de 2021, as exportações de vinho registaram um crescimento de 3,8% em volume, de 8,6% em valor e de 4,6% em preço médio, em comparação com o período homólogo do ano anterior. No mesmo período, os vinhos da Região Demarcada do Douro registaram um aumento de 11%, em quantidade, e de 18%, em valor, aproximando-se de um volume de negócios de 547 milhões de euros.

Segundo o comunicado, novembro de 2021 “foi um mês particularmente positivo” para as vendas de vinhos do Douro e Porto, “tendo sido o melhor mês de todos, desde o início de 2019, em termos de volume de negócio, quer no mercado nacional, quer ao nível das exportações”.

Desde o início do ano passado e até novembro, o ‘top cinco’ dos mercados de destino da exportação de vinho nacional, em termos de valor, foram França, Estados Unidos da América (EUA), Reino Unido, Brasil e Alemanha.

“O Ministério da Agricultura tem apostado num acompanhamento próximo aos produtores e agricultores, definindo e implementando as medidas necessárias para lhes garantir previsibilidade e estabilidade, e queremos felicitá-los por estes resultados, que nos deixam muito satisfeitos”, afirmou Maria do Céu Antunes.

Não existem dúvidas de que os vinhos portugueses têm vindo a crescer cada vez mais em qualidade e na exportação, ganhando crescente reconhecimento no mercado internacional. 

Veja aqui algumas notícias que publicámos acerca dos reconhecimentos que o Vinho Português tem vindo a ganhar:

https://jornalsabores.com/tinto-de-setubal-e-a-pechincha-do-ano/

https://jornalsabores.com/vinhos-do-tejo-com-17-vinhos-medalhados-em-concurso-mundial/

https://jornalsabores.com/preco-de-vinho-do-alentejo-exportado-atinge-valor-maximo/

https://jornalsabores.com/vinhos-portugueses-nao-temem-nectares-internacionais/